...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

quarta-feira, dezembro 26, 2007

AGRADECIMENTO


Hospital Garcia de Orta:

Este foi o meu hotel durante 3 semanas!... minhas amigas e amigos venho aqui agradecer todo o carinho e amor que vocês me transmitiram durante o meu internamento, e nem só... sempre me deram força para eu continuar com a minha cozinha! juro que não vou desistir, eu não morro nem que me matem, mas vou dizer (em segredo), desta vez, estive muito mal. Quero também agradecer à Equipa do Doutor Mário Amaro, Doutora Ana Glória e muitos outros do pessoal de enfermagem, auxiliares e a todo o pessoal em geral, que deram o seu melhor para me salvar!... pois como me diziam eu já estava ao pé dos anjinhos mas com o seu profissionalismo e muito talento e principalmente ajuda de DEUS. Mais uma vez estou cá para contar.

Obrigada a toda a gente que me visitou: aos meus filhos, marido e nora que nunca me deixaram. Amo muito vocês meus queridos!

Quero dizer a todas as amigas e amigos dos blogs que vocês são muito importantes para mim, mas agora tenho que ainda ter muito cuidado com a minha saúde pois estou sobre vigilância muito apertada além da embolia pulmonar fiz um traumatismo craniano.

Saí do hospital com a condição de ter muito repouso e muitas outras coisas, mas DEUS é muito grande e em momento algum me abandonou. Até breve!








terça-feira, dezembro 18, 2007

Estado de saúde

Ora bom dia a todos/as os/as amigos/as de Natercia, que ela tanto fala e adora, com muito carinho! venho em nome da Natércia... esta ausência deve-se ao facto de que a Natércia teve um principio de Embolia nos pulmões, derivado da má circulação (nomeadamente de uma perna) e além disto, ainda teve um hematoma na cabeça, quando caiu...
O pior já foi controlado, mas ainda se encontra hospitalizada, para observação do seu estado de saúde. Também, ainda não se sabe quando terá alta!
Espero, como voçes todos, que tenha umas rápidas melhoras e que volte a nos presentear com as suas receitinhas (bem... a Natércia tem cá uma fome :)...pois a comidinha do hospital deixa muito a desejar!)
Portanto, despeço-me, os meus melhores cumprimentos e um beijo grande da Natércia para todos vós! até lá...vou dando notícias

Ass. Mónica Alves

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Ausência...

A todos os que diáriamente visitam o fiel ao tacho, este encontra-se de momento, encerrado. A Natércia está internada no Hospital! felizmente o perigo já passou, só não se sabe quando estará de volta! até lá um beijinho da Natércia para todos!

Ass.Mónica Alves

sábado, dezembro 01, 2007

Folhado de Atum

Ingredientes:

400 g de massa folhada de compra 3 latas de

atum 1 kg de macedónia de legumes congelados

1 cebola 3 colheres de maionese de compra 1

colher de sopa de vinagre sal e pimenta

2 gemas batidas 2 ovos cozidos



Modo de Preparação:

Tenda a massa folhada em dois rectângulos com mais ou menos 25 por 15 sobre uma superfície polvilhada com farinha. Leve os legumes ao lume durante cerca de cinco minutos em água fervente temperada com sal.Escorra e arrefeça em água com gelo.Escorra o atum e junte aos legumes escorridos. Adicione a cebola picada, a maionese e o vinagre. Tempere com sal e pimenta e disponha sobre os rectângulos de massa. Pincele em volta do recheio com a gema e cubra com a restante massa. Pressione as extermidades. Pincele novamente com a gema que sobrou e leve ao forno por 30 minutos a 200 graus. A decoração é a gosto.

BOM APETITE!



quinta-feira, novembro 29, 2007

Codorniz Com Vinho do Porto

Ingredientes:

4 codornizes 1 dl de azeite 200 g de feijão verde

100 g de cogumelos frescos 5 tomates pequenos

400 g de batata-doce 2 dl de vinho do porto

2 colheres de sopa de polpa de tomate ervas

aromáticas, sal pimenta q. b.


Modo de Preparação:

Ligue o forno a 180 graus.Levante ligeiramente a pele de cada codorniz e coloque um raminho de ervas aromáticas no interior.Tempere-as com sal e transfira-as para um recipiente, de ir ao forno, regando com o azeite.Leve a meio do forno durante 20 minutos. Corte o feijão verde e coza-o em água com sal.Lamine os cogumelos e salteie-os num pouco da do assado das codornizes. Corte a parte de cima de cada tomate e retire-lhe a polpa, com uma colher de café. Recheie com alguns cogumelos. Lave as batatas-doces, corte-as em lâminas e frite-as em óleo. Escorra-as sobre papel absorvente. Ferva o vinho do Porto com a polpa de tomate. Tempere com pimenta e deixe reduzir para metade.Sirva tudo junto e regue com o molho.

BOM APETITE!




terça-feira, novembro 27, 2007

CANNELLONIS RECHEADOS

Ingredientes:

16 cannellonis 400 g de carne de vaca picada

30 g de alho picado 1 cebola 1 dl de vinho branco

1 dl de azeite 1 dl de polpa de tomate 0, 5 de

molho béchamel sal marinho q. b. pimenta q. b.



Modo de Preparação:

Numa frigideira com o azeite, coloque o alho e a cebola até esta ficar transparente.Junte a carne e deixe cozinhar. Refresque com o vinho branco. Junte a polpa de tomate e deixe apurar. Tempere com sal e pimenta.Recheie os cannellonis com o auxílio de uma colher, coloque-os num tabuleiro de forno e cubra com o molho béchamel. Deixe cozinhar a 150 graus durante cerca de 30 minutos.A decoração é a gosto.

BOM APETITE!



sábado, novembro 24, 2007

TERRINA DE CARNE

Ingredientes:

500 g de carne picada 2 fatias de pão de forma

2 dl de leite 2 gemas 1 colher de sopa de mostarda

1 cebola 3 dentes de alho sal e pimenta q. b.

250 g de bacon agriões e tomate-cereja para decorar



Modo de Preparação:

Demolhe as fatias de pão no leite e junte depois a carne, as gemas batidas, a mostarda e a cebola e os alhos finamente picados. Envolva tudo muito bem e tempere com sal e pimenta. Entretanto, forre uma uma forma redonda de 10 cm com as fatias de bacon e coloque o preparado de carne. Leve ao forno por cerca de 35 a 40 minutos, a uma temperatura de 200 graus. Passado o tempo estipulado, retire a terrina do forno e deixe-a arrefecer um pouco. Desenforme para o prato de servir e decore com os agriões e o tomate a gosto.

BOM APETITE!



quinta-feira, novembro 22, 2007

Bolo de Noz Com Citrinos

Ingredientes:

5 ovos 250 g de manteiga 300 g de açúcar

200 g de farinha 1 colher de chá de fermento

em pó 120 g de nozes picadas finamente

Para a Calda:

3 dl de água 180 g de açúcar 1 limão ás

rodelas 1 laranja ás rodelas 2 paus de canela


Modo de Preparação:


Amasse bem amanteiga com o açúcar e os ovos.À parte, peneire a farinha com o fermento. Junte depois o miolo das nozes Misture ambos os preparados. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha verta dentro a massa. Leve a cozer a 180 graus durante cerca de 45 minutos.Retire e deixe arrefecer. Desenforme o bolo para um prato de servir e pique-o com um garfo. Reserve. Para a calda, coloque um tacho ao lume com a água, o açúcar, as rodelas dos citrinos e os paus de canela.Ferva por oito minutos, retire do lume e deixe amornar.Com a ajuda de uma tricha, regue o bolo com a calda preparada anteriormente e, por fim, decore a gosto.


BOM APETITE!



terça-feira, novembro 20, 2007

Carne de Vaca Com Toranja


Ingredientes:

800 g de carne de vaca 3 toranjas 1 cebola grande

2 dentes de alho 4 colheres de sopa de azeite

0,5 dl de vinho branco 2 dl de natas 1 cubo

de caldo de carne salsa picada q. b. sal e pimenta q. b.



Modo de Preparação:

Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente.Leve um tacho ao lume com o azeite aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar.Adicione o caldo de carne, mexa, junte de seguida a carne cortada em cubos e o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 30 minutos.Junte depois o sumo de 1 das toranjas e as natas, deixe apurar, retire do lume e coloque numa travessa. Descasque as restantes 2 toranjas, corte-as em gomos sem as peles brancas, junte-os á carne, polvivilhe com salsa picada e sirva acompanhado com arroz branco.


BOM APETITE!


sexta-feira, novembro 16, 2007

Bacalhau Com Maçã

Ingredientes:

2 postas de bacalhau demolhado 1 l de água

500 g de batata-doce 600 g de maçãs 50 g de

manteiga 2 cebolas 3 dentes de alho 1 folha de

louro 1 colher de sopa de farinha 50 g de queijo

da ilha ralado sal q. b. salsa, 1 pau de canela

e uma fatia de maçã para decorar


Modo de Preparação:

Coza o bacalhau na água, retire-o, escorra-o e reserve o caldo. De seguida, elimine a pele e as espinhas e lasque as postas finamente. Descasque as batatas-doces, corte-as ás rodelas e coza-as em água temperada com sal.Entretanto, descasque as maçãs, elimine-lhes o caroço e corte-as ás meias-luas finas.Leve um tacho ao lume com a manteiga, as cebolas cortadas ás rodelas finas, os alhos picados e o louro . Mexa até alourar. Junte depois a farinha, mexa e vá adicionando, aos poucos 6 dl do caldo reservado. Mexa, deixe levantar fervura e tempere com sal. Transfira este preparado para um tabuleiro de forno, junte as maçãs o preparado de cebola e a batata-doce e o bacalhau lascado.Polvilhe com o queijo e leve ao forno, a 190 graus durante 25 minutos. Eu decorei com um raminho de hortelã uma fatia de maçã e um pau de canela.

BOM APETITE!




quarta-feira, novembro 14, 2007

Arroz de Salsichas

Ingredientes:

800 g de salsichas 2 colheres de sopa de margarina

1 cebola 2 dentes de alho 2 cenouras 1/2 couve-lombarda

300 g de arroz 5 dl de caldo de galinha 1 colher de chá

de caril 1 raminho de cebolinho sal e pimenta q. b.


Modo de Preparação:

Corte as salsichas aos pedaços e refogue-os na margarina juntamente com a cebola e os alhos picados. Acrescente as cenouras raladas e a couve cortada em juliana. Refogue lentamente e junte o arroz. Envolva bem e regue com o caldo de galinha quente. Tempere com sal e pimenta e cozinhe lentamente por 12 minutos, em lume brando e com o tacho tapado. No final, junte o cebolinho picado.

BOM APETITE!



segunda-feira, novembro 12, 2007

Bolo de Medronhos



Ingredientes:

500 g de medronhos, 150 g de manteiga sem sal

150 g de açúcar, 4 ovos, 200 g de farinha,


3 colheres de sopa de mel, 1 pitada de sal,

1 colher de chá de fermento, manteiga


para untar e farinha para polvilhar


Recheio Para Barrar:


1 dl de água, 4 colheres de açúcar, uma


chávena de medronhos, 2 folhas de gelatina

vermelha, 1 colher de sopa de maizena.






Modo de Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar e o mel. Adicione as gemas, bata as claras em castelo e junte-as também. À parte misture a farinha com o fermento e a pitada de sal, e envolva ao preparado anterior. Ligue o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda com a manteiga e polvilhe com farinha. Coloque os medronhos no fundo da forma. Por cima, verta a massa e leve a meio do forno, durante mais ou menos 50 minutos, fazer o teste do palito. Para a Calda, levar a água ao lume com o açúcar, acrescenta-se a chávena dos medronhos, quando ferver triturar com a varinha mágica. Desfazer as folhas de gelatina e adicionar a farinha maizena, deixar engrossar. Depois de fria barrar o bolo. A decoração é a gosto!

E agora meninas é só comer uma fatia! cuidado que é medronho.


BOM APETITE!

sexta-feira, novembro 09, 2007

Lombo de Novilho Assado Á Minhota

Ingredientes:

800 g de batata e sal 400 g de cenouras

900 g de lombo de novilho azeite para corar

2 cebolas 4 dentes de alho pimenta q. b.

1 dl de azeite 2 colheres de manteiga

2 gemas e noz-moscada 1 raminho manjerona


Modo de Preparação:

Coza as batatas com a pele durante cerca de 35 minutos em água temperada com sal. Coza igualmente as cenouras descascadas por 25 minutos. Entretanto, ate o lombo e core-o em azeite até ganhar uma crosta a toda a volta. Transfira a carne para um tabuleiro, previamente forrado com as cebolas cortadas ás rodelas e os alhos esmagados. Tempere de sal e pimenta, regue com o azeite e leve ao forno por 20 minutos, a 200 graus.Pele as batatas e reduza-as a puré juntamente com a cenoura. Envolva com a manteiga e as gemas e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Acompanhe a carne com este puré disposto em montinhos. A decoração é a gosto


BOM APETITE!


quarta-feira, novembro 07, 2007

Feijoada de Coelho

Ingredientes:
500 g de feijão encarnado demolhado
1 coelho
2 cebolas
4 dentes de alho
1 dl de vinho branco
1 dl de azeite
2 colheres de polpa de tomate
1/2 chouriço
100 g de bacon
2 cenouras
1 ramo de coentros
cominhos q. b.
1 malagueta
sal q. b.
sal q. b.

Modo de Preparação:
Coza o feijão numa panela de pressão durante 25 minutos juntamente com uma cebola inteira.Reserve tudo.Corte o coelho aos pedaços e tempere-os com sal, pimenta, cominhos, a malagueta e o vinho.Deixe tomar gosto por uma hora.Aqueça o azeite e core nele os pedaços de carne juntamente com o chouriço cortado ás rodelas e o bacon aos pedaços.Adicione as cenouras ás rodelas,a restante cebola e os alhos picados, deixando alourar breves minutos.Junte a polpa de tomate e regue com o liguido da marinada.Adicione o feijão cozido e cerca de 5 dl do caldo.Cozinhe por 25 minutos,rectifique os temperos e acrescente os coentros picados. Sirva com arroz branco.

BOM APETITE!


terça-feira, novembro 06, 2007

Massa Verde Com Frango

Ingredientes:

300 g de massa verde 1 cebola 2 dentes de alho

3 colheres de sopa de azeite 3 tomates médios

100 g de queijo ralado 1 colher de sobremesa

de cebolinho picado sal, pimenta

e noz-moscada q. b.


Modo de Preparação:
Descasque a cebola e os alhos, pique-os e leve-os ao lume, a alourar no azeite. Entretanto, coza a massa em água abundante temperada com sal, 8 minutos.Corte o frango aos bocados o tomate em cubos, eliminando as grainhas, e junte tudo ao refogado deiche apurar o frango durante 20 minutos.Tempere com a noz-moscada, e pimenta. Retire e coloque num tabuleiro.Deite o queijo ralado por cima da massa e leve ao forno, até gratinar. Retire e polvilhe com o cebolinho picado.

BOM APETITE!

segunda-feira, novembro 05, 2007

Carne de Alguidar

Ingredientes:

1 kg de carne de porco 4 dentes de alho 3 colheres

de sopa de banha 2 colheres de sopa de massa

de pimentão 2 laranjas 3 colheres de sopa de

água 1 folha de louro coentros q. b. sal e pimenta q. b.

Modo de Preparação:

Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Corte a carne aos bocadinhos. Coloque num alguidar ou tigela larga, junte-lhes a massa de pimentão, a água, o louro e os dentes de alho e tempere com sal e pimenta se necessário. Deixe marinar durante 1 hora. Leve uma frigideira ao lume com a banha, deixe derreter, junte a carne ligeiramente escorrida e deixe fritar de ambos os lados a gosto. Retire do lume, coloque numa travessa, polvilhe com coentros picados e decore com as laranjas cortadas em rodelas. Sirva acompanhado com batatas fritas aos cubos.

BOM APETITE!


sexta-feira, novembro 02, 2007

Torta de Pescada

Ingredientes:

600 g de espinafres 30 g de farinha 30 g de maisena

50 ml de leite 4 colheres de sopa manteiga 5 ovos

400 g de pescada cozida 3 colheres de sopa de

de natas 1 pimento vermelho sal, pimenta e limão q. b.


Modo de Preparação:
Coza os espinafres em água abundante.Escorra-os, triture-os e tempere com sal e pimenta. Dissolva a farinha e a maisena no leite e adicione aos espinafres. Junte metade da manteiga e as gemas; e envolva bem. Á parte, bata as claras em castelo, adicione-as ao preparado anterior e reserve. Unte um tabuleiro com a restante manteiga e forre-o com papel vegetal também untado. Coloque o creme de espinafres dentro do mesmo e leve a meio do forno a 200 graus durante 20 minutos. Triture a pescada, junte as natas, tempere com sal e pimenta e reserve. Desenforme a massa de espinafres sobre um pano e espalhe a mistura de peixe por cima. Junte o pimento picado e enrole até obter uma torta. Deixe descansar um pouco e sirva a torta cortada em fatias. A decoração é a gosto.É muito boa.

BOM APETITE!

sexta-feira, outubro 26, 2007

Torta Com Doce de Abóbora

Ingredientes:
Massa 6 ovos 200 g de açúcar 1 limão raspa
120 g de farinha 1 colher chá de fermento em
pó manteiga para untar papel vegetal
Recheio 700 g de abóbora 200 g de açúcar
1 dl de água 1 casquinha de limão 1/2 vagem
de baunilha 100 g de nozes picadas

Modo de Preparação:
Ligue o forno a 190 graus.Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado. Misture os ovos com o açúcar e a raspa de limão. Envolva a farinha e o fermento. Verta a massa no tabuleiro e coza a meio do forno, entre 10 a 12 minutos. Coza a abóbora em água abundante. Retire, escorra-a bem e triture-a. Ferva o açúcar com a água, a casca do limão e a vagem de baunilha, durante três minutos. Adicione a polpa de abóbora e deixe cozinhar, até obter uma compota, com ponto fraco. Retire e deixe arrefecer. Retire o bolo do forno e desenforme.Barre-o com o recheio de abóbora. Pique as nozes e espalhe-as por cima do recheio. Enrole e cubra com um pouco mais de compota e nozes. Leve a torta ao frigorifico até servir.
BOM APETITE!


terça-feira, outubro 23, 2007

Rolo de Carne com Cenoura e Alho Francês

Ingredientes:

2 cenouras 1 alho francês pequeno 6 dentes de alho

2 cebolas vermelhas 50 g de alperce seco 400 g

de carne de vaca picada 400 g de carne de porco

picada 1 ovo 1 cebola 2 dl de vinho branco 1 kg de

batata-doce óleo para untar sal, pimenta

azeite e alfaces variadas q. b.



Modo de Preparação:

Descasque as cenouras e corte-as em quatro partes, na horizontal. Coza-as em água a ferver, com o alho francês durante dois minutos. Pique metade do alho, as cebolas e o alperce. Coloque o picado numa tigela e misture as duas carnes. Acrescente o ovo, sal e pimenta. Coloque papel de alumínio sobre uma tábua e unte-a com óleo. Espalhe o preparado de carne, formando um rectângulo. Ligue o forno a 180 graus.Coloque o alho francês numa ponta, por cima da carne e enrole, auxiliando-se do papel, não esqucendo de colocar as tiras de cenoura, á medida que enrola; aperte as pontas. Lamine a cebola e o restante alho e coloque-os num recipiente com o azeite e metade do vinho.Disponha o rolo por cima e leve a meio do forno por 35 minutos. Retire a folha, coloque novamente no recipiente e regue o restante vinho e mais azeite. Leve ao forno, por dez minutos, para alourar. Corte as batatas em rodelas finas. passe-as por água fria, escorras e frite-as em óleo. Retire e escorra-as sobre papel absorvente. Retire o rolo, junte um pouco de água, triture o molho do assado e ferva-o. Sirva o rolo com as batatas, o molho e alfaces.


BOM APETITE!