1 2 3 4 5 6 7 8
NÃO MOSTRE A DEUS O SEU MAIOR PROBLEMA. MAS MOSTRE AO SEU MAIOR PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS

26 de outubro de 2007

Torta Com Doce de Abóbora

Ingredientes:
Massa 6 ovos 200 g de açúcar 1 limão raspa
120 g de farinha 1 colher chá de fermento em
pó manteiga para untar papel vegetal
Recheio 700 g de abóbora 200 g de açúcar
1 dl de água 1 casquinha de limão 1/2 vagem
de baunilha 100 g de nozes picadas

Modo de Preparação:
Ligue o forno a 190 graus.Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado. Misture os ovos com o açúcar e a raspa de limão. Envolva a farinha e o fermento. Verta a massa no tabuleiro e coza a meio do forno, entre 10 a 12 minutos. Coza a abóbora em água abundante. Retire, escorra-a bem e triture-a. Ferva o açúcar com a água, a casca do limão e a vagem de baunilha, durante três minutos. Adicione a polpa de abóbora e deixe cozinhar, até obter uma compota, com ponto fraco. Retire e deixe arrefecer. Retire o bolo do forno e desenforme.Barre-o com o recheio de abóbora. Pique as nozes e espalhe-as por cima do recheio. Enrole e cubra com um pouco mais de compota e nozes. Leve a torta ao frigorifico até servir.
BOM APETITE!


23 de outubro de 2007

Rolo de Carne com Cenoura e Alho Francês

Ingredientes:

2 cenouras 1 alho francês pequeno 6 dentes de alho

2 cebolas vermelhas 50 g de alperce seco 400 g

de carne de vaca picada 400 g de carne de porco

picada 1 ovo 1 cebola 2 dl de vinho branco 1 kg de

batata-doce óleo para untar sal, pimenta

azeite e alfaces variadas q. b.



Modo de Preparação:

Descasque as cenouras e corte-as em quatro partes, na horizontal. Coza-as em água a ferver, com o alho francês durante dois minutos. Pique metade do alho, as cebolas e o alperce. Coloque o picado numa tigela e misture as duas carnes. Acrescente o ovo, sal e pimenta. Coloque papel de alumínio sobre uma tábua e unte-a com óleo. Espalhe o preparado de carne, formando um rectângulo. Ligue o forno a 180 graus.Coloque o alho francês numa ponta, por cima da carne e enrole, auxiliando-se do papel, não esqucendo de colocar as tiras de cenoura, á medida que enrola; aperte as pontas. Lamine a cebola e o restante alho e coloque-os num recipiente com o azeite e metade do vinho.Disponha o rolo por cima e leve a meio do forno por 35 minutos. Retire a folha, coloque novamente no recipiente e regue o restante vinho e mais azeite. Leve ao forno, por dez minutos, para alourar. Corte as batatas em rodelas finas. passe-as por água fria, escorras e frite-as em óleo. Retire e escorra-as sobre papel absorvente. Retire o rolo, junte um pouco de água, triture o molho do assado e ferva-o. Sirva o rolo com as batatas, o molho e alfaces.


BOM APETITE!



21 de outubro de 2007

Maçã Recheada

Ingredientes:

4 maçãs 100 g de amêndoa 50 g de açúcar 4 quivis 1 ovo


Preparação:

Ligue o forno a 180 graus.Triture a amêndoa e misture-a com o açúcar e o ovo, até obter um preparado homogéneo. Descaroce as maçãs e descasque-as. Faça uma concavidade na parte de cima da maçã. Coloque o preparado de amêndoa sobre a maçã e leve-as a meio do forno até dourarem. Retire e deixe-as arrefecer. Descasque o quivi, coloque em volta do prato de servir. No centro, coloque as maçãs recheadas

BOM APETITE!

18 de outubro de 2007

Lulas Recheadas

Ingredientes:

1,200 kg de lulas 1 cebola 2 dentes de alho 1/2

pimento vermelho 1/2 pimento verde 100 g de

fiambre 2 ovos cozidos 2 ovos batidos 1 dl de

azeite 2 colheres de sopa de polpa de tomate

1 cerveja pequena sal e pimenta q. b.


Modo de Preparação:
Arranje as lulas e reserve, juntamente com as cabeças da mesma. Descasque e pique a cebola, os alhos e pimentos; reserve. Coloque o fiambre na picadora, juntamente com as cabeças de lulas reservadas e triture. Tempere com sal e pimenta. Adicione os ovos cozidos picados, a cebola, os alhos e os pimentos. Envolva com os ovos batidos. Recheie as lulas com este preparado, prenda com um palito e leve-as ao lume a alourar no azeite. Junte a polpa de tomate e a cerveja e deixe estufar. Tempere com sal e pimenta e retire. Sirva as lulas recheadas e cortadas ás rodelas.Acompanhamento a gosto.

BOM APETITE!

16 de outubro de 2007

Bolo de Abóbora Com Nozes

Ingredientes:

800 g de abóbora 250 g de açúcar 150 g de miolo de noz

120 g de farinha 100 g de manteiga 4 ovos

1 colher de chá de fermento 1 laranja raspa

e sumo nozes q. b.


Modo de Preparão:

Ligue o forno a 190 graus. Unte uma forma com manteiga, e polvilhe-a com farinha e reserve.Coza a abóbora, em água temperada de sal. Retire e esmague. Adicione-lhes as gemas e o açúcar e bata bem. Acrescente o sumo e a raspa de laranja e a manteiga amolecida. Peneire a farinha com o fermento e junte-lhe o miolo de noz triturado. Adicione esta mistura ao preparado de abóbora, alternando com asclaras em castelo. Verta a massa para a forma, por 50 minutos. Desenforme depois de frio e decore a gosto. Sugestão:Adicione uma colher , de chá, de canela em pó á massa.

BOM APETITE!













12 de outubro de 2007

Manjar Branco de Coco


Ingredientes:


1 l de leite, 2 chávenas de chá de açúcar,


1 chávena de chá de coco, 1 chávena


de chá de farinha maezena





Para a Calda:


150 g de frutos silvestres que podem ser congelados


100 ml de água, 3 colheres de sopa de açúcar.


Modo de Preparação:

Num tacho juntar todos os ingredientes. Mexer bem até dissolver. Levar a lume brando e ir mexendo sempre até engrossar. Parar quando começar a soltar bolhas e a largar do fundo do tacho. Despeje numa forma de buraco no meio ( previamente untada de óleo) e leve ao frigorífico até ficar frio. Entretanto fazer a calda da fruta (Eu fiz com amoras). Levar todos os ingredientes ao lume até formar uma calda espessa e aveludada. Quem quiser pode triturar com a varinha. Eu prefiro sentir a fruta. Desenformar o doce e colocar a calda por cima. O resultado final é sempre muito bonito!


Obrigada Nanda pois é uma delicia.


http://ocantinhodananda.blogspot.com/


10 de outubro de 2007

Arroz-doce de Abóbora

Ingredientes:

450 g de abóbora 150 g de arroz 4 dl de água 5 dl de leite

1 pau de canela 1 casquinha de limão 5 gemas

150 g de açúcar para o arroz 100 g de açúcar para o

merengue 2 claras.

Modo de Preparação:



Descasque e coza a abóbora; escorra-a bem e reserve. Coza o arroz na água, deixando-a evaporar quase na totalidade.Á parte, ferva 4 dl do leite com a canela e o limão. Quando o arroz estiver cozido, adicione o leite fervido e deixe cozinhar em lume brando, por cinco minutos, mexendo.Bata as gemas com o restante leite e acrescente o açúcar, a abóbora, depois mexa tudo muito bem e misture com o arroz.Para o merengue: Bata as claras e adicione, aos poucos, o açúcar até obter merengue.Retire porções de merengue com uma colher, de sopa, e com outra colher, vá passando o merengue de uma para a outra, até formar os pastéis. Decore o arroz com os pastéis a gosto e leve ao forno para gratinar. Sirva fresco.

BOM APETITE!



Rolo de Batata com Peixe



Ingredientes:
1 kg de batatas
500 g de filetes de peixe
1 cebola, 3 dentes de alho
5 tomates maduros
5 ovos mais 2 gemas
coentros q. b.
sal e pimenta q. b.
margarina para untar
pão ralado para polvilhar e papel vegetal.



Modo de Preparação:
Descasque as batatas, lave-as e leve-as a cozer em água temperada de sal. Á parte coza também o peixe em água temperada com sal e pimenta (eu usei cavalas). Escorra as batatas, passe-as no passe-vite, deite para uma tigela e junte o peixe cozido previamente desfiado, sem peles e espinhas. Lave e escalde os tomates, retire-lhes a pele e sementes, corte-os em cubinhos e junte-os á tigela. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, pique-os finamente, adicione-os á tigela, junte também os ovos, as gemas e coentros picados a gosto. Tempere com sal e pimenta e amasse muito bem. Ligue o forno a 180 graus. Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro, unte-a com margarina e polvilhe-a com pão ralado. Disponha a mistura da batata em cima, espalhe,polvilhe com mais pão ralado e leve ao forno durante 40 minutos ou até que fique coradinho e totalmente cozido. Retire do forno, desenforme, enrole com o papel vegetal, deixe arrefecer, rejeite o papel e sirva fatiado e decorado a gosto.
Como vêm com umas simples cavalas fiz um excelente prato.

BOM APETITE!



9 de outubro de 2007

Torta de Cenoura



Ingredientes:


750 gr de cenoura


270 g de açúcar


150 g de farinha
50 g de margarina
6 ovos
raspa da casca de 1 laranja
1 colher de sobremesa de fermento
1 pitada de sal grosso


margarina para untar


Açúcar para polvilhar


papel vegetal

Modo de Preparação:

Descasque as cenouras, lave-as, corte-as em pequenos pedaços e leve-os a cozer em água com uma pitada de sal. Depois escorra-as, passe-as pelo passe-vite, junte o açúcar, a raspa de laranja, a margarina e as gemas e bata bem. Ligue o forno a 210 graus. Junte a farinha e o fermento ao preparado anterior e bata novamente. Por fim, bata as claras em castelo e envolva-as cuidadosamente na mistura. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal, unte com margarina, verta-lhe o preparado anterior, alise e leve ao forno durante aproximadamente 20 minutos. Espete um palito para verificar se está totalmente cozido, retire do forno desenforme em cima de um pano de cozinha polvilhado com açúcar, rejeite o papel vegetal, enrole com a ajuda do pano e deixe arrefecer. Depois retire o pano e sirva decorado a gosto.



BOM APETITE!


8 de outubro de 2007

CANAPÉ DE BATATA

Ingredientes:


6 batatas médias, 1 colher de sopa de manteiga


1 colher de sopa de pimento vermelho

1 ovo e poejos frescos para decorar.



Modo de Preparação:


Comece por descascar as batatas e corte-as em rodelas com cerca o,5 centímetros de espessura. Frite-as em óleo quente, escorra-as sobre papel absorvente e tempere com sal. Á parte, derreta a manteiga, junte-lhe o pimentão vermelho picado e o ovo batido; mexa. Tempere com sal e pimenta e, quando o ovo estiver cozido retire. Distribua este preparado pelas rodelas de batata e decore com poejos frescos.


BOM APETITE!


Pá de Porco Marinado Com Laranja

Ingredientes:
800 g de pá de porco limpa

sal e pimenta q. b.

1 dl de óleo mal medido

2,5 dl de sumo de laranja

6 grãos de pimenta da Jamaic

2 beringelas

2 laranjas

2 peras



Modo de preparação:
Tempere o lombo de porco com sal e pimenta.Leve um tacho ao lume com o óleo e, quando quente, junte-lhe a carne e deixe-a alourar por igual.De seguida, adicione o sumo de laranja e os grãos de pimenta; tape e deixe estufar, cerca de 40 minutos em lume médio.Quando pronta, retire a carne para um prato e regue-a com o molho do assado.Pode acompanhar esta carne com frutas, eu acopanhei com laranja, pera, beringela frita passada pelo pão ralado e ovo.



BOM APETITE!















4 de outubro de 2007

Bolo de Cenoura


Ingredientes:


200 g de farinha 150 g de açúcar light 5 ovos inteiros


1 chavena de óleo 3 cenouras raladas 1 colher de chá de fermento em pó



Modo de Preparação:

Bater os ovos com o açúcar, com uma colher de pau juntar o óleo, as cenouras raspadas, e por fim colocar a farinha peneirada com o fermento em pó e bater então com a batedeira levar ao forno em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha por 30 minutos a 180 graus.A decoração é a gosto.


BOM APETITE!

2 de outubro de 2007

Lombo Recheado

Ingredientes:

1 kg de lombo de porco, 1 limão, raspa 2 limas, 2 cenouras, 100 g de feijão verde, 1 lata de milho pequena, 1 cebola, 2 dl de azeite,
1 dl de vinho branco 200 g de feijão verde 1 alho francês, 200 g de cenouras, sal q. b., pimenta q. b.



Modo de preparação:


Com uma faca, abra o lombo de porco, dando-lhe uma forma rectangular. Tempere com sal, pimenta, a raspa de limão e o sumo de uma lima. Ligue o forno a 180 graus. Descasque a cenoura e corte-a em palitos. Retire as pontas ao feijão verde e corte-o em tiras, no sentido do comprimento. Escalde-as, em água fervente, temperada com sal. Retire, escorra e deixe arrefecer. Distríbua o feijão verde, a cenoura e o milho pela carne e enrole-a, atando com fio de cozinha. Descasque a cebola, corte-a em rodelas e coloque-as sobre a carne. Regue com o azeite e o vinho branco e leve a meio do forno durante 40 minutos. Retire e triture a cebola com o suco do assado. Passe o molho por um passador e leve ao lume a ferver. Retire as pontas ao feijão, corte ao meio e coza-o em água com sal .Faça pequenos molhinhos e ate-os com uma tira de alho francês escaldada.Coza também a cenoura em água fervente com sal. Decore o lombo com rodelas da lima restante, passadas pelo molho, e sirva-o com os legumes e o molho.


BOM APETITE!


1 de outubro de 2007

Torta Com Doce de Amoras

Ingredientes:

6 ovos mais 3 gemas 200 g de açúcar 1 pitada

de baunilha em pó 180 g de farinha 1 colher de chá

de fermento em pó açúcar em pó para polvilhar

doce de amoras q b. baste para rechiar e enfeitar

5 caixinhas de croustades para enfeitar 1 fisális.


Modo de Preparação:

Bata bem os ovos com o açúcar e a baunilha, até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Á parte peneire a farinha com o fermento e junte ao preparado anterior com uma vara de arames.Unte com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro com 30 por 30 cm e verta dentro a massa. Leve a cozer a 180 graus durante 20 minutos dependendo do forno.Retire do forno e coloque a massa cozida sobre uma folha de papel vegetal, previamente polvilhada com um pouco de açúcar.Recheie com o doce, enrole com a ajuda do papel e deixe arrefecer. Polvilhe com açúcar em pó e decore conforme o gosto.

BOM APETITE!