...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

domingo, janeiro 31, 2021

BOLINHOS DE AZEITE



1 dl de azeite
350g de farinha
150g de açúcar
2 ovos
Raspa de 1 laranja
1 colher de sobremesa de água ardente
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar um tabuleiro com tapete antiaderente e reservar.

Colocar todos os ingredientes num robot de cozinha ou na taça de uma batedeira - ou usem uma taça e uma colher de pau - e misturar até a massa se descolar das paredes e formar uma bola.

 Moldar pequenas bolas e achatar ligeiramente com as mãos. Levar ao forno cerca de 20 minutos ou até estarem douradinhos. Este tipo de biscoito ainda sai meio mole do forno e só depois de frios é que ficam mais duros. Aqui.

Armazenar num recipiente fechado.



 

quarta-feira, janeiro 27, 2021

SECONES COM FARINHA DE ALFARROBA E PASSAS



Ingredientes:
250 gr de farinha 50 gr de açúcar 1 ovo 1 colher de sopa de manteiga 7 colheres de sopa de leite 1 pitada de sal 1  colher de chá de fermento em pó um punhado de passas.

Modo de Preparação:
Junte todos os ingredientes, misturando tudo com as pontas  dos dedos , sem amassar. Tenda bolinhas e coloque-as num tabuleiro com uma folha de papel vegetal. Leve ao forno a 180ºC. Por mais ou menos 15 minutos.
BOM APETITE!

 

domingo, janeiro 24, 2021

LULAS GUIZADAS






Ingredientes:
1 lula grande 3 cebolas médias 2 dentes de alho 1 dl de azeite 1 ramo
de coentros pimenta branca 300 gr de tomate 1 folha de louro sal q. b.
1 kg de batatas água q. b.
Modo de Preparação:
1. Coloque o azeite num tacho e deixe ferver. Junte as cebolas cortadas ás rodelas, os alhos e os coentros picados e a pimenta. Deixe alourar.

2. Entretanto , corte as lulas ás rodelas e separe os tentáculos. Acrescente tudo ao refogado, assim como o tomate picado.

3. Tempere com sal. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 40 minutos. Descasque  e corte as batatas aos cubos grossos. Junte-os às lulas e adicione a água.

4. Deixe cozinhar em lume brando por mais cerca de 20 minutos. No final, verifique os temperos, e junte alguns raminhos de coentros. ACOMPANHEI COM ARROZ
BOM APETITE!

 

quinta-feira, janeiro 21, 2021

ARROZ DE PATO DA IZA





Ingredientes:
1 pato 1chouriço de carne 150 gr de presunto 2 dl de vinho branco 1 cebola grande 3 dentes de alho azeite q. b. 1 folha de louro 1/2 malagueta pequena 1 colher de sobremesa de colorau  arroz q. b.1 chávena de arroz para 2 de água. Água onde cozeu o pato, o chouriço e o presunto. Sal q. b.
Modo de Preparação:
Coza o pata, o presunto e o chouriço em água temperada com um pouco de sal. Depois de estar quase cozido, apague o lume, retire o pato e o chouriço e o presunto para uma travessa e deixe arrefecer. Reserve a água de cozer o pato e coa-a.

Retire os ossos e a pele do pato e desfie a carne. Reserve
Corte o chouriço cozido em rodelas e o presunto em cubos pequenos e reserve também. Num tacho coloque a cebola o louro e os alhos bem picadinhos e adicione e adicione o azeite não muito porque a água onde cozeu o pato já tem gordura e ao lume até a cebola começar a ficar loirinha .
 Adicione um pouco de água onde cozeu o pato e o vinho branco e quando começar a ferver junte-lhe o pato desfiado, o presunto aos cubos, a malagueta, o colorau e o sal. Deixe cozer durante uns minutos. Adicione mais água da cozedura do pato e assim que voltar a ferver deite-lhe o arroz. 1 medida de arroz para 2 de água.
 Mexa de vez em para não pegar ao fundo do tacho. Retifique os temperos, coloque a tampa e deixe o arroz cozer em lume brando.
Quando estiver cozido coloque o preparado num tabuleiro de ir ao forno e á mesa, por cima disponha as rodelas de chouriço e leve ao forno até aloirar. AQUI.
BOM APETITE!

terça-feira, janeiro 19, 2021

TARTE DE MORANGOS



Ingredientes:
MASSA:
125 g de açúcar
75 g de manteiga
1 ovo
250 g de farinha
manteiga, farinha, aroma de baunilha
RECHEIO:
1/2 l de leite
1/2 vagem de baunilha
170 g de açúcar
30 g de farinha
2 ovos
3 gemas
250 g de morangos.
PREPARAR:
 Prepare a massa: Unte uma tarteira com manteiga e polvilhe.a ligeiramente com farinha.
Ligue o forno a 190 graus. Amasse bem o açúcar com a manteiga, até ficar em creme. Adicione o ovo e a farinha e continue a amassar.

 Junte umas gotas de aroma de baunilha e deixe a massa repousar durante 15 minutos. Estenda-a sobre uma superfície polvilhada com farinha, até obter uma espessura fina.

Forre com ela a tarteira, apare as extremidades e reserve no frigorífico. Faça o recheio: Ferva o leite com a vagem de baunilha aberta ao meio.
 Junte 150 g de açúcar com a farinha, os ovos e as gemas, mexa bem e incorpore o leite em fio.
 Leve a lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Retire do calor, transfira para um recipiente e deixe arrefecer.
 Arranje os morangos e corte-os em quatro partes. Verta o creme para a tarteira, distribua os morangos e polvilhe com o açúcar restante.
 
Leve ao forno e coza entre 20 a 25 minutos. Retire e desenforme fria.

 

sexta-feira, janeiro 15, 2021

BOLO XADREZ


Ingredientes:
200 g de farinha
200 g de açúcar
150 g de manteiga
4 ovos
125 g de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó
Modo de Preparação:

1. Bater muito bem a manteiga com o açúcar até ficar em creme.

2. Adicionar os ovos um a um e ir batendo sempre. Adicionar a farinha misturada com o fermento.

3. Dividir a massa em duas porções. Misturar numa delas o chocolate em pó.

4. Numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha colocar a massa, umas colheradas de massa escura e outro tanto de massa clara, em cima da massa escura colocar massa clara e assim sucessivamente.

5. Levar ao forno a cozer em forno a 180.C mais ou menos 40 minutos dependendo do forno.
BOM APETITE

 

quarta-feira, janeiro 06, 2021

PÃO DE LÓ COM LARANJA




Ingredientes:
8 gemas + 4 ovos

250 g  de açúcar

 150 g de farinha c/ fermento raspa de uma laranja

Modo de Preparação:

Pré aquecer o forno a 180º C e untar generosamente uma forma de buraco com manteiga ou margarina e polvilhar com farinha.

Numa tigela colocar os ovos, as gemas e o açúcar e bater muito bem até obter uma gemada clara e forte.

(utilizar a batedeira eléctrica e bater durante 20 minutos)
Adicionar a farinha peneirada em chuva e voltar a bater muito bem durante mais 10 minutos.

Verter o preparado para a forma e levar ao forno mais ou menos 30 minutos.
Fazer o teste do palito.
BOM APETITE!
 

segunda-feira, janeiro 04, 2021

PÃIZINHOS DE QUEIJO

Ingredientes:
500 g de polvilho doce, 1 copo de leite
1 copo de água, meio copo de óleo
1 colher de chá de sal, 4 ovos, 200 g de
queijo parmesão
Preparação:
Ferva o leite a água e o óleo, assim que levantar fervura deite sobre o polvilho doce que deve estar numa tigela. Envolva bem e deixe arrefecer. Envolva depois os ovos e o queijo, amasse por algum tempo.

 Forme bolinhas com a massa e leve ao forno quente por 15 a 20 minutos. Estes pãezinhos são um manjar dos Deuses a gente agora não quer outra coisa! Podem ver Aqui! É um verdadeiro Paraíso de coisas boas...obrigada Mariana por partilhares um beijinho muito grande.
Bom Apetite! 

 

sexta-feira, janeiro 01, 2021

FILHÓS ALENTEJANAS



350 g de farinha com fermento 1 laranja 1 ovo 50 ml de aguardente 2 colheres de sopa de azeite1 colher de sopa de fermento em pó 1 colher de café de sal fino farinha para polvilhar oleio ou azeite para fritar açúcar com canela para polvilhar película aderente q. b.
PREPARAÇÃO:
1. Numa tigela, misture a farinha com o sal e o fermento. Abra um buraco no centro e ai deite o ovo, o azeite e a aguardente. Vá misturando os ingredientes aos poucos. Acrescente a raspa da laranja e o sumo da laranja e amasse bem. Tabe  com película aderente e deixe repousar durante 30 minutos.

2. Após o tempo indicado, coloque a massa numa superfície lisa ligeiramente enfarinhada, e estique-a com o rolo. Corte retângulos e falhe-lhes um Colpe no meio com forme o gosto. Leve-os a fritar em óleo ou azeite quente, até ganharem cor de ambos os lados.

3. Retire as filhós com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente num prato misture um pouco de açúcar com canela em pó. Polvilhe as filhós com esta mistura e sirva-as quentes ou frias.
BOM APETITE!