...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

segunda-feira, setembro 21, 2009

COZIDO DE GRÃO À ALGARVIA

Ingredientes:

500 g de grão, 600 g de carne de vaca

para cozer, 1 couriço mouro, 300 g de

toucinho branco, sal 2 cenouras. 500 g

de batatas, 500 g de abóbora, 300 g de

feijão-verde, 1 ramo de hortelã


Modo de Preparação:

Na véspera, coloca o grão a demolhar em água fria. No dia seguinte, escorra-o, passe-o por água limpa e coloque-o numa panela. Adicione a carne, o chouriço, o toucinho, cubra com água e tempere com sal. Deixe cozinhar durante cerca de uma hora. Entretanto, descasque as cenouras, as batatas e a abóbora e corte-as aos pedaços. Corte o feijão-verde ás tiras e coza-o por dez minutos em água fervente temperada com sal. Junte todos os ingredientes à carne, rectifique os temperos e cozinhe por mais 15 minutos. Sirva o cozido aromatizado com a hortelã.


BOM APETITE!



18 comentários:

  1. Que delícia, Natércia! Com a mania das dietas, há muito que não faço este prato, mas hoje bateu-me cá uma saudade... Está decidido! Vou fazê-lo brevemente! Não como o toucinho, nem o chouriço e vou deliciar-me com o resto...

    Um beijinho.

    Luísa

    ResponderEliminar
  2. Receitas fantásticas!
    É com muito gosto que gostariamos que participasse deste passatempo de receitas, ganhando a oportunidade cozinhar com o nosso chefe de cozinha entre outros prémios. http://www.yorkhouselisboa.com/concurso-de-receitas.html

    ResponderEliminar
  3. Natércia, quando ando mais stressada e cansada só me dou bem com este tipo de comida bem tradicional. Adorei a junção da abóbora e do feijão-verde, pouco usual no tradicional cozido. E com o perfume da hortelã, posso imaginar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No cozido à algarvia as batatas têm que ser doces e nunca as batatas comuns!!!

      Eliminar
    2. Mas este não é um cozido tradicional .Por isso leva o feijão verde.É tipicamente alentejano.Uma delícia.Cozidinho de grao ou tachinho .

      Eliminar
  4. Gostei, aliás adorei. Talvez já faça esta receita no proximo fim de semana. Lá em casa adoram estes prtaos. Bjs e continua com a tua força. Xi-coração

    ResponderEliminar
  5. Ai Meu Pai!!!
    Se o meu marido vê esta foto, logo começa a salivar!!!
    Muito boa comidinha tradicional!
    Beijos!
    :o)

    ResponderEliminar
  6. Natércia boa receita!Desejo as tuas melhoras.Bjokas grandes:**)

    ResponderEliminar
  7. mas que prato fantastico! com grão nunca fiz mas está super aptitoso!!
    um beijinho grande natercia.

    ResponderEliminar
  8. Comi cozido de grão, este ano, nas férias, pela 1ª vez, imagina!
    Fiquei fã! Agora com a sua receitinha vou arriscar fazer cá em casa..
    Um beijinho muito grande e cheio de força, que quero a Natércia muito bem e presente aqui nas cozinhas, na minha e na sua...

    ResponderEliminar
  9. Que engraçado! nunca fiz cozido com abóbora e feijão verde. Também o Algarve não está muito nos meus roteiros turísticos. Mas com a chegada do tempo mais frio o grão aparece com alguma assiduidade na minha cozinha.
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá,Natércia,
    Está com um aspecto óptimo,esse cozido.Eu não sou apreciadora, mas tenho cá em casa quem seja:) e para a proxima vou seguir a tua sujestão do feijão verde e da abóbora

    Boa semana.
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Nunca comi cozido assim, mas parece muito bom :)
    Aqui em casa a saúde também não anda nos melhores dias. Espero que recuperes muito rápido :)

    ResponderEliminar
  12. Oi Natércia! Muito ouvi falar do teu blog. Mas só hoje pude passar por aqui pra ver quantas coisas gostosas fazes por aqui! Parabéns pelo cantinho tão colorido que tens! Beijos!

    (receitasdaportuga.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  13. Prato óptimo para os dias que avizinham.

    Um abraço muito terno.

    Luisa

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha este prato agora para o frio que ai vem!!

    estas receitas bem tradicionais sao a minha perdiçao!

    ResponderEliminar
  15. cozido e sempre um prato fabuloso e com grao vai bem ao meu agrado de certo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Isto é que eu chamo de boa comida portuguesa. Adoro este tipo de pratos mas é comida forte não se pode abusar!
    Bjs

    ResponderEliminar

🍓🌷Abra o Tacho e deixe o seu comentário🌻