...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

sábado, fevereiro 16, 2008

Conserva de Tomate do Antigamente

Ingredientes:

Tomate sal e muito sol


Modo de Prepararção:

Como fazer cortar o tomate, ao meio e deitar bastante sal colocar em cima duma tábua levar ao sol 3 a 4 dias seguidos, depois moer nesta maquineta de antigamente onde passava a carne para fazer a sopa dos meus filhos quando eram bébés e guardo como recordação só serve mesmo para fazer este tomate, depois de moidos colocar em frascos deitar um pouco de azeite por cima para conservar e fechar bem aguenta de um ano para o outro quando utelizar na comida contar que o tomate tem bastante sal. Isto foi feito no Verão.

BOM APETITE!


16 comentários:

  1. Desconhecia este método. Mas o sal é realmente um bom "conservador" de alimentos. Era nele que se guardava a carne, na aldeia, durante bastante tempo. E nunca se estragava.
    Vou experimentar, pois, casualmente tenho uma máquina de picar dessas do "antigamente"

    ResponderEliminar
  2. Natércia a minha mãe têm uma máquina destas,(vou trazer,sorrisos tristes).Quero fazer esta conserva de tomate,claro quando o tomate estiver mais barato no verão.Amiga amei o cestinho,está um must...beijinho carinhoso

    ResponderEliminar
  3. Já tinha ouvido falar em tomates secos ao sol, como uma conserva muito boa, que se usava no Alentejo, mas nunca consegui a receita.Penso que não levava sal, mas não tenho a certeza. Esta sua também deve ser óptima. Costuma fazer no Verão,não? Em breve hei-de experimentar. Gosto de tudo o que sejam conservas naturais. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar e acho, querida Natércia, que devia começar a comercializar esses frasquinhos... riso...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Natércia, que bela ideia, tenho uma amiga que me costuma a dar tomates bem vermelhinhos (na salada só gosto deles inchados meios laranjas) e para além de sopa e por vezes por na comida, não sabia o que fazer com eles. Quanto ao moínho, lembro-me da minha mãe ter um, onde se moía a carne e por vezes pimenta. Beijocas fofas

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia este metodo convencional, mas é muito apelativo, bjs

    ResponderEliminar
  7. Desconhecia esta técnica da secagem ao sol, pensava que se triturava o tomate cru e depois se temperava com bastante sal para conservar. Estas conservas caseiras valem muito mais que qualquer polpa de tomate!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Tomates secos ao sol é um luxo!!! Acabo fazendo no forno, bem baixinho, mas nunca me passou pela cabeça fazer 'um molho'... não deixa de ser um 'concentrado', achei ótima a idéia!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  9. Que dica maravilhosa. É muito melhor consumir conservas feitas em casa que as que compramos e nem sabemos o que levam para se conservarem.
    Obrigada por compartilhar connosco esta sabedoria antiga.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  10. Atribui-lhe um prémio
    Veja no meu blog
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Natércia que bela dica esta de secar assim os tomates, gostei muito da conserva.
    Vá ao meu blog, atribui-lhe um prémio :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Querida Natercia,faz-me lembrar eu ainda menina, a minha Mãe fazia todos os anos calda de tomate assim,e doce de tomate, os meus avós cultivavam,e havia muita quantidade...
    Parabens,Querida!!
    Bjocas,janeca!

    ResponderEliminar
  13. Não sei se a minha mãe ainda tem uma máquina de moer a carne igual a essa. Ainda moí carne algumas vezes com ela.

    Por mim agradeço recordar-me isso.

    Mas que bela conserva de tomate. Acredito tenha ficado impecável.

    JC

    ResponderEliminar
  14. Esta maquineta... traz-me tantas recordações da infância. Era rainha lá em casa... até chegar o passe-vite electrico.

    ResponderEliminar
  15. olá
    gostei da receita dos tomates secos e, entrei aqui para acrescentar que a minha sogra fazia essa conserva co pimentos vermelhos e durava o ano todo sendo muito bom para temperar carnes.
    obrigada

    ResponderEliminar

🍓🌷Abra o Tacho e deixe o seu comentário🌻