Pois é amigas, hoje apeteceu-me fazer uma ginjinha caseira! :)... tinha uma garrafinha, já há muito tempo, guardada no móvel da sala!...que pena de a ter e não lhe dar uso!
e como arranjei um saquinho de ginjas, pensei que seria a altura ideal para a estrear!
Ingredientes:
Ginja q.b
Aguardente q.b
2 paus de canela
Açucar amarelo
Modo de preparação:
Começe por lavar muito bem as ginjas e coloque-as numa garrafinha. Seguidamente adicione o açucar amarelo por cima das ginjas, pelo menos até ter uma altura de 4 dedos, e coloque também os dois paus de canela. Por último, deite a aguardente por cima, até praticamente encher a garrafa, mas deixe ainda um pedacinho para que ao longo de um ano, o açucar irá se dissolver e poderá encher um pouquinho mais!
à medida que vai despejando a aguardente por cima do açucar este irá ficar no fundo da garrafa! não deve mexer, nem agitar!
e já está... tão simples e só nos resta esperar para provar, mas só daqui a um ano!
Olá Natércia!
ResponderEliminarTambem costumo fazer ginginha mas com açucar branco. Para a próxima vou experimentar a sua receita!!!!
... e essa garrafa é muito CHIIIIIQUE!!!!!
Natércia, que maravilha! :-)))) Parece que leu o meu pensamento pois esta semana no sr. de Matosinhos vi numa tendinha e fiquei a pensar se seria muito difícil fazer em casa pois a minha mãe adora e pensei em fazer para lhe oferecer. Só me faltava a receita :-D mas graças a si agora não falta mais! :-))) Muito obrigada. Adorei!!!! Beijinhos
ResponderEliminarNatércia, provei ginjinha numa lojinha bem pequena próxima à Rua Augusta, em Lisboa. Nunca mais me esqueci daquele sabor. Agora já tenho a receita, só não sei onde encontrar ginjas.
ResponderEliminarAqui onde moro se arranja ginjas com muita facilidade, pena não lhe poder mandar,meninas para o ano que vem nós vamos beber a ginja todas juntas.risos.um bjs a todas e muito obrigada por gostarem das minhas ginjinhas....Natércia
ResponderEliminarNatércia, amei o nome ginja pois nao conhecia. Agora acho que nao sei do que se trata a frutinha da foto. Sao cerejas?
ResponderEliminarGosto de ginjinha mas nunca fiz(porque uma amiga faz todos os anos e dá-me 1 garrafa).
ResponderEliminarMas pensava que fosse mais difícil e requeresse alguns cuidados específicos. Vou printar a receita para tentar fazer. Também tenho uma garrafa de vidro antigo que está para aqui abandonada Há anos e ficaria bem com a ginjinha.
boa semana
Deve saber... que nem ginjas...! ;-)
ResponderEliminarAdora provar essa maravilha.
Beijinhos.
Elvira vai ter que esperar um ano para provar a minha ginginha.um bjs.Natércia...
ResponderEliminarValentina a jinja é da familia das cerejas, mas é difrente . um bjs...Natércia.
ResponderEliminarDeve ficar muito gostoso!!
ResponderEliminarolá natercia...tenho vindo a visitar o seu cantinho de culinária com alguma regularidade! adorei esta receitinha e depois dá sempre jeito! pelo menos para receber os convidados em casa! beijinhos grande da nenukita
ResponderEliminarolá amiga natércia! como está? pois já vi que também aderiu à ginjinha caseira!? uma verdadeira delícia! eu fiz duas garrafas grandes...pessoalmente não gosto mas o meu mais que tudo adora! e então como o meu pai tem uma ginjeira nós todos os anos... estamos lá caídos para apanhá-las! beijinhos e para o ano há mais! :)
ResponderEliminarNatércia, achei tão interessante esta ginjinha. Aqui no Brasil, não conhecemos com este nome. Acho que as pessoas mais antigas devem ter este conhecimento. O que me lembro de minha infância, eram os licores que minha tia-avó e também minha bisavó fazia, com as mais variadas frutas brasileiras, principalmente jabuticabas. A garrafinha é linda!
ResponderEliminarBjos carinhosos.
Cláudia
Sabe que ess ginjinha parece com os licores caseiros que fazem no nordeste do Brasil?
ResponderEliminarAmiga Natércia,
ResponderEliminarVenho agradecer a gentileza de ter passado pelo meu, recém-criado, Blog, e deparo-me com uma das minhas bebidas preferidas: A ginginha.
Espero que goste de todos os meus posts, assim como gostei do seu blog.
Um grande abraço,
Paulo
Olá Natércia!
ResponderEliminarÉ sempre bom termos amigos a vir a nossa casa, como foi o teu caso ao visitar o meu blog criado há um dia ;)
Estive a dar uma vista de olhos pelo teu blog e regressarei mais logo para uma visita como deve ser!
Um enorme beijinho e já agora, levo um copinho desta excelente ginginha!
Beijinhos!
natércia, adorei o teu blog e vou já adicioná-lo no meu.. parabéns pois tens aqui um "tacho" recheado de coisas boas.
ResponderEliminarNatércia, nomeei o seu blog para o Blog com tomates. Veja no meu.
ResponderEliminarMUITO OBRIGADAAAA ^_^
ResponderEliminarPela receita, ja posso ir tentar fazer uma ginja *_*