...NÃO MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

29 de maio de 2015

BOLO DE COCO



Ingredientes:
Bolo de Coco: 
5 ovos, 160 g de açúcar ( 80 g + 80 g) 1 colher de chá de açúcar baunilhado
60 ml de leite 160 g de farinha, 1 colher de chá de fermento e uma pitada de sal
Xarope:
50 ml de leite 70 ml de leite do coco 50 g de açúcar, 2 colheres de rum aromatizado de coco.
Cobertura:

200 ml de natas 2 colheres de sopa de sumo de limão 100 g de açúcar 1 colher de chá de açúcar baunilhado
Decoração: 1 coco:
Modo de Preparação:

Pre-aquecer o forno a 180ºC. Untar duas formas redondas de 22 cm com manteiga, forrar o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha.
Peneirar a farinha e o fermento. Reservar.

Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas, 80g de açúcar e leite até obter uma mistura fofa e espessa e volumosa entre 7 a 9 minutos.

Numa taça à parte, juntar as claras e o sal e bater as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar juntar aos poucos o restante açúcar (80g) e continuar a bater até ficarem firmes.

Juntar metade das claras à mistura das gemas e envolver suavemente (sem bater!) até ficar homogéneo. Posteriormente, juntar as restantes claras e envolver novamente.

Aos poucos juntar a mistura da farinha e continuar a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. certifique-se que no fundo da taça não existe farinha por incorporar.

Transferir a massa para as forma previamente preparadas e levar ao forno até estar cozido teste do palito. Retirar do forno e com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma. Desenformar e deixar arrefecer as duas camadas de bolo.
Xarope:
Num tachinho, misturar o leite e o açúcar e levar ao lume até o açúcar dissolver. Retirar do lume e juntar o leite de coco e o rum e misturar. Deixar arrefecer antes de utilizar.
Cobertura:

Colocar as natas numa taça bem limpa e seca. Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar e o açúcar baunilhado. Bater até ficar bem firme. Reservar no frigorífico até utilizar.
Montagem:

No prato de servir colocar uma camada de bolo e humedece-la com metade do xarope preparado. Espalhar um pouco das natas batidas (aproximadamente 1/3) , colocar segunda camada de bolo e humedece-la com o restante xarope.

Cobrir o bolo com as restantes natas batidas topo e laterais. Decorar o bolo como tirinhas de coco.
 Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.
 Na altura de escolher o coco, certifique-se que este ainda contem liquido no seu interior.

 Comece por partir o coco e retirar a casca exterior. Lavar o coco e secar com papel absorvente. Com um descascador de legumes cortar o coco em tirinhas finas. Fiquei apaixonada por este bolo pode dar um pouco de trabalho a fazer, mas vale a pena!
BOM APETITE!


9 comentários:

  1. Mas que lindo e elegante está esse teu bolo, maravilha!

    ResponderEliminar
  2. Este bolo fica lindo! Adorava experimentar mas cá não se encontra cocos! Mas se algum dia houver vou experimentar de certeza! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá minha amiga!
    Que bolo mais lindo!
    Amo essas fotas de coco como decoração!

    Bjs, ótimo fds! ♥

    ResponderEliminar
  4. Meninas muito obrigada pelos vossos comentários é sempre com muito prazer que os recebo...um beijinho a todos e um lindo fim de semana e façam o favor de serem muito felizes.

    ResponderEliminar
  5. Adoro coco por isso este bolo é mesmo ao meu gosto! A decoração está muito bonita!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Natércia: ficou lindo e muito bem decorado este bolo. Que paciência foi precisa! Parabéns pelo excelente resultado.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Ficou lindo, que óptimo aspecto!!!!!

    ResponderEliminar

Abra o Tacho e deixe o seu comentário! Obrigada...do fundo do meu coração.♥♥