...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

terça-feira, novembro 27, 2012

FRICASSÉ DE FRANGO COM POEJOS


Ingredientes:
400g de peito de frango cortado em cubos1 cenoura grande cortada em cubos
1 batata grande cortada em cubos1 tomate grande cortado em cubos
1 colher de chá de ervilhas congeladas 1 cebola grande cortada em pedaços
3 dentes de alho cortados em lâminas 1/2 chávena de chá de azeitonas verdes sem caroços e picadas 2 colheres (sopa) de azeite1 colher (sopa) de poejo picado 1 colher de (sopa) de cebolinha
1 colher de (sopa) de salsa picada1 colher (chá) de orégano  1chávena de (chá) de leite 100ml de creme de leite1 colher de (sopa) de maizena2 cubos de caldo de galinha
Modo de Preparação:
Em uma panela coloque o azeite, a cebola e o alho e deixe até a cebola estar transparente. 

Junte o frango e os cubos de caldo de galinha. Deixe apurar até o frango começar a soltar líquido.

 Junte a cenoura, a batata, a ervilha e os tomates. Deixe cozinhar bem. Junte os temperos e as azeitonas. À parte, dissolva a maizena no leite e junte ao creme de leite.

 Misture bem e junte ao refogado. Misture até engrossar o molho. Leve ao forno para gratinar, se assim preferir. Já tinha feito outra vez com receita aqui.
BOM APETITE!

segunda-feira, novembro 26, 2012

PASTEIS DE TENTÚGAL


Ingredientes:
1 embalagem de massa filo,150 g de manteiga usei vaqueiro liquido
6 gemas, 250 g de açúcar, 100 ml de água, 1 vagem de baunilha
150 de miolo de amêndoa moída com casca, não coloquei
Modo de Preparação:
Primeiro faço o doce de ovos: coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer o ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco.

 Quando arrefecido juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames, levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada, nessa altura juntei o miolo da amêndoa e envolvi muito bem ainda ao lume, o que é rápido.

 Retiro o tacho do lume e reservei até arrefecer. Entretanto coloquei na banca da cozinha uma folha de papel vegetal. Ao lado coloquei a massa filo aberta com o seu próprio papel e cortei com uma faca ao meio (fazer folhas menores) e fui pincelando com a manteiga derretida uma a uma, e fui colocando umas por cima das outras no papel vegetal que tinha colocado para esse fim.

 Quando estão todas pinceladas, coloco uma folha em cima do próprio papel, coloco uma colher de sopa de recheio e enrolo estilo "pasteis de Tentúgal e vou colocando num tabuleiro forrado com papel vegetal untado com manteiga. Quando terminei, levei ao forno pré-aquecido a 200º C, até ficarem loirinhos . Retiro do forno e polvilhei logo com açúcar em pó. Como a massa filo tinha 10 folhas mas eu cortei ao meio, deu 20 pasteis. Já tinha feito outra vez.  Aqui.
BOM APETITE!

sexta-feira, novembro 23, 2012

BOLO DE FÉCULA ANOS DA MINHA NORA


Ingredientes
8 ovos 250 g de açúcar 160 g de fécula de batata
Creme de Pasteleiro:
400 ml de natas 600 ml de leite 6 gemas 200 g de açúcar 80 g de amido de 
(maisena) casca de limão 125 g de coco ralado
Modo de Preparação:
Bolo de Fécula:
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Untar com manteiga e forrar com papel vegetal duas formas com cerca de 22 cm de diâmetro.
Bater as gemas com o açúcar durante cerca de 15 minutos, ou até que tenham triplicado de volume e estejam esbranquiçadas.
Bater as claras em castelo.
Misturar um 1/3 das claras nas gemas, batendo até que esteja homogéneo.
Misturar as claras restantes, com cuidado, usando uma espátula.
Peneirar a fécula sobre a massa, aos poucos, misturando suavemente.
Dividir a massa pelas duas formas e cozer durante cerca de 15-20 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.
Retirar do forno e deixar arrefecer completamente sobre uma grade de pastelaria antes de desenformar.
Creme de Pasteleiro:
Misturar o açúcar com o amido de milho, um pouco de leite e as gemas.
Misturar o restante leite com a nata e a casca de limão, num tacho, e levar ao lume até ferver.
Verter sobre a primeira mistura, mexendo bem e levar de novo ao lume, mexendo regularmente até ferver e engrossar.
Retirar do lume, colocar o creme numa taça e tapar com película aderente, colocando a película “colada” ao creme para evitar que se forme uma crosta à superfície. Refrigerar até arrefecer*.

Antes de usar o creme, bater novamente.
Colocar uma metade de bolo num prato, espalhar por cima uma porção de creme e colocar a outra metade por cima.
Cobrir completamente o bolo com o creme e cobrir com coco ralado.

*para que o creme arrefeça mais depressa, pode colocar-se numa taça dentro de um banho-Maria de água com gelo e bater até arrefecer completamente. Fonte .Aqui  Parabéns Mónica.

quinta-feira, novembro 22, 2012

MAÇÃS VERMELHAS


Ingredientes:
1 kg de maçãs 100 g de açúcar 1 saqueta de gelatina de morango
3 colheres de sopa de sumo de limão.
Modo de Preparação:
1. Lave e descasque as maçãs, corte-as ao meio, retire-lhes o caroço e deite-as numa tigela com água fria misturada com o sumo do limão.
2. Depois escorra e deite-as para uma panela de pressão , adicione o açúcar e espalhe em cima a gelatina de morango. Tape a panela, não mexa, leve ao lume e assim que começar a ferver, desligue de imediato e deixe repousar de um dia para o outro sem abrir a panela.
3. No dia seguinte retire para taças e sirva decorado a gosto utilizando , se gostar, algumas folhas de hortelã ou mesmo polvilhando com canela.
BOM APETITE!

terça-feira, novembro 20, 2012

DOCE DE CHUCHU


Fonte: Aqui!
Ingredientes:

1 kg de chuchu (peso sem casca e caroço) 3 quartos de kg de açúcar = 750 g 1 pau de canela 1 casca de limão 1 cravinho da Índia.
 Cortam-se os chuchus em quartos, descaroçam-se, limpam-se de casca e lavam-se. Ter em atenção aos que têm picos. Se não quiser usar luvas, pode sempre, com a mão esquerda segurar o chuchu com um pano e com a direita a faca. Pesa-se de seguida. Reduzem-se os chuchus em Juliana com o utensílio próprio, o mesmo que utilizamos para a cenoura.

Junta-se o chuchu com o açúcar num tacho e envolve-se tudo, até o açúcar ficar dissolvido.

 Acrescenta-se a este preparado o pau de canela, a casca de limão e o cravinho. Mistura-se tudo muito bem. Reserva-se durante alguns minutos, até obter líquido.

 De seguida, leva-se ao lume brando e vai-se controlando sempre a cozedura, assim como mexendo com a colher. Quando estiver no ponto certo, retira-se do lume e guarda-se a compota de chuchu em frascos próprios.

 Para não ganhar bolores, pode polvilhar-se a parte de cima com um pouco de açúcar e fechar em frascos hermeticamente. 

 Para se saber o ponto certo, retira-se uma pequena porção para um prato e deixa-se arrefecer um pouco. Com um garfo, tentamos "abrir estrada", e quando o conseguirmos e estiver com consistência de compota, (sem ficar dura), já se encontra confeccionada.
Da  próxima vez vou fazer com açúcar branco.

 BOM APETITE!

segunda-feira, novembro 19, 2012

SOUFLÉ DE QUEIJO


Ingredientes:
4 ovos 3 dl de molho bechamel 250 g de queijo ralado (gruyère ) sal
pimenta 1 colher de sopa de manteiga.
Molho Bechamel.
Num tacho , em lume brando, leve  ao lume 2 colheres de sopa de manteiga. Deixe aquecer e derreter e nessa altura, junta-lhe 2 colheres de sopa de farinha. Envolva bem com a colher de pau, para não formar grumos, e acrescente , aos poucos 3 dl de leite, mexendo sempre  durante 8 minutos. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.
Modo de Preparação:
1. Comece por separar as claras das gemas. Bata muito bem estas últimas e adicione-as ao molho bechamel, misturando os ingredientes muito bem com o auxílio de uma vara de arames, até obter um creme homogéneo.
2. Acrescente também o queijo ralado e tempere com sal e pimenta. Bata as claras em castelo e envolva-as com cuidado de baixo para cima no preparado anterior.
3. Verta para dentro de uma forma previamente barrada com manteiga, e leve ao forno pré-aquecido a 190 º C. Durante 30 minutos. Leve de imediato à mesa.
BOM APETITE!

domingo, novembro 18, 2012

Molho de Tomate Italiano (para pizzas) da Narwen


Ingredientes:
1 cebola picada 1 dente de alho picado 2 colheres de sopa de/ou óleo
400 g de tomate pelado 1 colher de chá de açúcar 1/2 colher de chá
de manjericão seco 1/2 colher de chá de de orégão secos 1 folha de 
louro 2 a 3 colheres de chá de concentrado de tomate sal e pimenta q. b,
Modo de Preparação:
Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Leve-os a refogar no azeite ou óleo, junte o tomate em pedaços pequenos e deixe ferver em lume brando durante 15 minutos, sem tapar.

 Tempere com o açúcar (não esqueça de adicionar o açúcar porque é ele que retira a acidez do tomate e torna o molho saboroso), o sal, louro e a pimenta, deixando cozer mais 10 minutos. Junte então as ervas aromáticas e continue a cozer o molho durante mais 10 minutos.

 Misture então o concentrado de tomate, mexendo bem. O molho não deve ficar muito líquido portanto, se isto acontecer, junte mais tomate em pedaços ou concentrado de tomate. Estará no ponto quando o molho tornar-se espesso e uniforme. Por fim, retire a folha de louro e passe o molho pela varinha mágica, deixe arrefecer antes de usar para que a base da pizza não rompa. Podem visitar esta cozinha que tem receitas maravilhosas. Aqui.  Obrigada.

sexta-feira, novembro 16, 2012

PÁ DE PORCO COM ROMÃ


Ingredientes:
2 kg de pá de porco sal, pimenta 1 colher de sopa de massa de pimentão
5 dentes de alho tomate seco 2 romãs 2 dl de azeite batatas q. b. 1 raminho
de alecrim
Modo de Preparação:
1. Tempere a carne com a massa de pimentão e os dentes de alho esmagados.
2. Separe os bagos de uma romã e reduza metade deles a sumo, que utiliza para temperar a carne. Reserva a outra metade. Deixe tomar gosto durante um período mínimo de 4 horas.
3. De seguida transfira a carne para um tabuleiro de forno e leve a assar durante 20 minutos, à temperatura de 220º C. Regue de vez em quanto com o molho.
4. Descasque as batatas e mantenha-as inteiras com um golpe. Junte-as ao assado, assim como o tomate seco, tempere com sal e deixe assar por mais 20 minutos dependendo do forno.
5. No final da cozedura, retire o assado do forno e decore-o com os bagos de romã que reservou. Sirva de imediato com um raminho de alecrim.
BOM APETITE!

quinta-feira, novembro 15, 2012

TRANÇA DE PÃO INTEGRAL COM GENGIBRE E CANELA


Ingredientes:
800 g de farinha metade integral a outra metade farinha 65 para pão 
uma saqueta de fermento para pão 100 g de margarina 100 ml de leite 1 colher
de chá de sal 1 colhe de chá de erva doce 1 colher de chá de gengibre em pó
2 ovos e uma gema para pincelar 1 colher de chá de canela
Modo de Preparação:
1. Coloque num alguidar de barro a farinha os ovos, o leite a manteiga, o sal e todas as outras coisas
2. Amasse tudo muito bem durante 30 minutos. Deixe levedar 1 hora em local quente. Faça três rolos e forme uma trança. Pincele com gema de ovo.
3. Leve ao forno pré-aquecido a 190º  por 30 minutos dependendo do seu forno.
BOM APETITE! 

terça-feira, novembro 13, 2012

BOLACHAS DE CHOCOLATE COM GENGIBRE

Ingredientes:
250 g de manteiga 180 g de açúcar 2 colheres de (chá) de gengibre ralado 2 ovos
500 g de farinha 1 colher de café de fermento em pó 250 g de chocolate em tablete
gengibre ralado para polvilhar
Modo de Preparação:
1. Numa tigela larga, amasse bem a margarina com o açúcar, até deixar de sentir o açúcar. Nessa altura junte a raspa de gengibre  e os ovos, um a um, amassando sempre entre cada adição.
2. À peneire a farinha com o fermento e envolva, aos poucos no preparado anterior. Sobre uma superfície enfarinhada tenda a massa até ficar com 2 ml mais ou menos de espessura, e corte-a  aos círculos com a ajuda de um corta-massas.
3. Coloque-os num tabuleiro de forno, untado e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer. Enquanto isso derreta o chocolate em banho-Maria e passe metade de cada bolacha pelo chocolate. Disponha sobre uma folha de papel vegetal, polvilhe com gengibre ralado e deixe secar.
BOM APETITE!

segunda-feira, novembro 12, 2012

PICADINHO À ROMANA


Ingredientes:
2 cenouras sal q. b. 200 g de ervilhas 1 colher (sopa) de margarina 2 colheres
(sopa) de óleo 1 cebola picada 2 dentes de alho picados 500 g de carne picada
3 tomates maduros, picados 0, 5 dl de vinho branco.
PARA ACOMPANHAR:
Batatas fritas e ovos mexidos.
1. Descasque as cenouras e corte-as em cubinhos para dentro de um tacho com água temperada de sal, leve ao lume e deixe cozerem juntamente com as ervilhas. Escorra depois tudo bem.
2. Leve um tacho ao lume com a margarina e o óleo e refogue a cebola e os alhos, picados, quando começarem a alourar, junte-lhes a carne, tempere com sal e mexa-a até perder a cor crua.
3.Adicione então os tomates picados e o vinho branco, mexa bem, tape e deixe refogar, assim que começar a ferver, retire a tampa e deixe cozinhar mais 5 minutos. Rectifique de sal.
4. Junte à carne os legumes cozidos e deixe apurar. Sirva bem quente com batatas fritas e ovos mexidos.
BOM APETITE!

sexta-feira, novembro 09, 2012

Porco Gratinado Com Arroz de Forno Dourado


Ingredientes: 
500g de Rojões aos cubos grandes 2 Pimentos Assados de Conserva 200g de Arroz Carolino 6 Cubos de Queijo o meu foi o que tinha em casa 3 colheres de Chá de Pimentão Doce 1 Cebola 1 dente de Alho 1 Folha de Louro 1 colher de chá de Malagueta triturada 1 colher de chá de Cominhos 1 colher de chá de Gengibre em pó 0,5 dl de Vinho branco Azeitonas q.b sal Azeite.
Modo de Preparação:

1. Fatie os cubos de Rojões em lâminas mais finas. Tempere com malagueta, sal, cominhos, louro, 1 colher de pimentão doce e vinho branco e reserve por 2 horas.

 2. Faça um refogado com a cebola e o alho picados, acrescente-lhe o arroz e deixe fritar um pouco mexendo sempre. Junte-lhe o restante pimentão doce,o gengibre, o sal e a água na quantidade em dobro do arroz. Quando o arroz estiver ainda para o durinho apague o lume e reserve.

 3. Leve uma sertã ao lume e sele a carne, não cozinhando demais uma vez que depois vai ao forno. Reserve.

 4. Corte o pimento em tiras e o queijo fundido em pedaços.

 5. Numa assadeira coloque o arroz, depois o pimento e a carne por cima. Coloque o queijo espalhado entre a carne e as azeitonas. 
6.  Leve ao forno a 180ºC até ficar dourado a gosto. Sirva decorado com salsa.

Sei que não ficou tão bonita quanto a receita do Tiago!!!
De sabor é uma verdadeira maravilha obrigada Tiago... para mim uma cozinha de grande referência. Podem visitar aqui! Um beijinho.
BOM APETITE!

quinta-feira, novembro 08, 2012

JARDINEIRA COM SALSICHAS DE PORCO


Ingredientes:
1 cebola e 2 dentes de alho 1 dl de azeite e 1/2 pimento vermelho 1 folha 
de louro, 800 g de salsichas frescas de porco 1 dl de vinho branco e 3 dl 
de caldo de carne 2 cenouras, 2 nabos 2 batatas 150 g de feijão verde 150g
de ervilhas e um ramo de salsa, sal, pimenta e cominhos em grão 4 ovos e água vinagre
e salsa fresca para decorar.
Modo de preparação:
1. Refogue a cebola e os alhos no azeite. Junte depois o pimento cortado aos cubos, o louro e as salsichas.
2. Deixe alourar um e regue com o vinho, deixando cozinhar entre três e cinco minutos, com o tacho tapado.
3. Junte o caldo de carne quente, e as cenouras, os nabos e as batatas aos cubos, o feijão aos pedaços, as ervilhas e a salsa picada. Tempere com sal, pimenta e cominhos e cozinhe lentamente por 10 minutos.
4. Entretanto, escalfe os ovos num tacho pequeno com água e vinagre. Sirva-os com a jardineira e decore com salsa fresca.
BOM APETITE!

quarta-feira, novembro 07, 2012

BOLO DE NOZ E CANELA


Ingredientes:
300 g de farinha 1 colher (de sobremesa) de canela em pó 3 ovos 1 dl de óleo
2 dl de leite 200 g de açúcar 1 limão (raspa) manteiga para untar e miolo de noz q. b.
Modo de Preparação:
1. Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma com manteiga forre-a com papel vegetal que também deve ser untado. Peneire para uma tigela, a farinha e a canela, envolva ambas.
2. À parte misture os ovos com o óleo e o leite, bata bem. Adicione a este preparado a mistura da farinha com a canela, junte o açúcar e a raspa de limão.
3. Bata até obter um preparado homogéneo. Verta este preparado na forma, decore com o miolo de noz em metades e leve a cozer durante 35 minutos.
4. Depois de cozido retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar. Sirva frio. Adicione 50 g de miolo de noz picado à massa do bolo.
BOM APETITE!

terça-feira, novembro 06, 2012

TARTE DE PÊSSEGO


Ingredientes:
Massa:
200 g de farinha 10 g de manteiga 50 g de miolo de noz 1/2 limão (raspa)
água morna q. b. 
Recheio:
150 g de açúcar 50 g de manteiga 6 ovos 250 g de amêndoa  moída  1/2
cálice de rum 50 ml de natas 3  pêssegos açúcar em pó q. b. 
Modo de Preparação:
1. Amasse muito bem os ingredientes da massa e deixe descansar durante uma hora. Entretanto prepare o recheio: Bata o açúcar com a manteiga. Adicione os ovos, a amêndoa, o rum, as natas e envolva bem. Forre  uma tarteira com a massa e pique o fundo com um garfo. Escalde e pele os pêssegos.
2. Retire-lhes o caroço e parta-os em fatias de 2 cm cada. Espalhe o creme pelo fundo e cubra com o pêssego.
3. Leve ao forno, pré-aquecido a 170º C, por aproximadamente 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito e se corar demasiado, tape com uma folha de alumínio. Polvilhe com açúcar em pó assim que retirar do forno.
BOM APETITE!

domingo, novembro 04, 2012

BACALHAU COM ARROZ DE ERVILHAS


Ingredientes:
6 dl de água 1 folha de louro 4 postas de bacalhau demolhadas 1 cebola
4 dentes de alho 1 dl de azeite 1 colher(chá ) de açafrão 1/2 pimento encarnado
1 ramo de salsa 350 g de arroz 300 g de ervilhas sal e pimenta
Modo de Preparação:
1. Leve ao lume um tacho com a água e o louro. Deixe ferver e coloque dentro o bacalhau. Deixe cozinhar durante cerca de cinco minutos. Deixe arrefecer dentro do caldo.
2. Refogue a cebola e os dentes de alho no azeite. Junte o açafrão, o pimento e parte da salsa, ambos picados. Incorpore o arroz e as ervilhas  e envolva bem.
3. Regue com o caldo do bacalhau, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar tapado em lume brando por mais 12 minutos.
4. Disponha o arroz no prato de servir e coloque  por cima as postas de bacalhau. Decore com os restantes ramos de salsa e sirva de seguida.
BOM APETITE1

quinta-feira, novembro 01, 2012

BOLINHOS DOS SANTOS


Ingredientes:
 625g de farinha 0,5kg batata 0,5kg abóbora 250g açúcar 2 ovos inteiros 1 colher (de chá) de fermento em pó 50gr manteiga raspa de 1 limão erva doce em pó e canela a gosto  2 colheres de chá de cada) frutos secos picados, a gosto pinhões, nozes, passas, amêndoas, avelãs 150g na totalidade, mas quanto mais levar melhor
Modo de Preparação:
De véspera cozer a abóbora, passar pelo passe-vite e meter num pano para escorrer bem. No dia cozer as batatas e entretanto num alguidar deitar o açúcar, colocar por cima a manteiga em pedacinhos e a raspa de limão. Passar a batata cozida pelo passe-vite e deitar por cima ainda quente, para a manteiga derreter e o limão libertar mais sabor. Misturar tudo. Juntar a abóbora e depois os ovos.

Bater com a batedeira, quando estiver bem batido juntar a farinha com o fermento, a canela e a erva-doce e amassar à mão e finalmente os frutos secos. Se a massa ficar muito dura colocar um pouco de leite aos poucos até ter consistência a massa fica a colar às mãos . Fazer bolinhas e colocar em tabuleiros e levar ao forno, de preferência de lenha. As frutas é a gosto, há quem meta menos e quem meta mais, depende de quanto queiram gastar.
BOM APETITE!