...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

terça-feira, abril 24, 2012

domingo, abril 22, 2012

SOFELÉ DE ABÓBORA DA ALICE

 


 
Ingredientes:
1 embalagem de bacalhau desfiado - 500g fiz tudo a dobrar
200g de abóbora (descascada e limpa de pevides)
1 cebola 3 dentes de alho azeite que q. b.
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
1 colher de sopa de pó de caril deitei açafrão não tinha caril.
1 lata de leite de coco (usei light e não a gastei toda)
2 colheres de sopa de farinha 4 ovos manteiga para untar
Modo de Preparação:
Demolhe o bacalhau - eu coloquei-o apenas de manhã e fui mudando a água várias vezes ao longo do dia (quando está assim desfiado é o suficiente, se for em posta tem que ser cerca de 2 dias).
Ligue o forno a 180º.
Coza a abóbora em água com sal e reduza-a a puré, com meia chávena da água da cozedura. Reserve.
Escalde o bacalhau em água a ferver e escorra-o. Coloque-o sobre um pano (dos da louça) e esfregue o bacalhau, como se estivesse a esfregar roupa, até ficar bem desfeito.
Aqueça uma boa porção de azeite num tacho largo e refogue a cebola e o alho, respectivamente descascados e picados. Quando a cebola estiver a ficar mole e translúcida, adicione o bacalhau desfeito e envolva bem.
Incorpore a abóbora e tempere com a pimenta preta acabada de moer e o caril. Deixe ganhar gosto durante uns minutos e junte a farinha. Comece a juntar aos poucos o leite de coco, reservando um pouco onde se desfazem as gemas (mas não se juntam já). Eu não utilizei a lata toda, apenas cerca de 3/4, talvez 300ml. Quando o preparado tiver ganho uma consistência mais cremoso, retire do lume e junte então as gemas desfeitas, envolvendo bem. Verta tudo numa taça alta que possa ir ao forno, previamente untada com manteiga.

Bata as claras em castelo firme e envolva-as delicadamente no preparado de bacalhau, sem mexer muito.
Leve ao forno até ficar douradinho e, de preferência crescido:)
Sirva de imediato com uma salada de folhas verdes aromatizada com coentros.
Fui buscar a receita nesta cozinha maravilhoso com receitas fabulosas! Visitem que é um mimo igualmente a dona é uma querida...um beijo.Alice e muito obrigada pela receita é deliciosa. Aqui!

BOM APETITE!

sexta-feira, abril 20, 2012

TORTILHA COM PIMENTOS E ATUM

Ingredientes:
1 dl de azeite 1 cebola, 1/2 pimento verde 1/2 pimento encarnado, um ramo
de coentros 1 embalagem de batata-palha 6 ovos, 1 lata de atum sal e pimenta
Modo de Preparação:
Pincele com parte do azeite um tabuleiro refractário  quadrado, com 20 cm. Reserve. Refogue a cebola e os pimentos cortados em tiras no restante azeite. Junte parte dos coentros picados e as batatas fritas.
Adicione os ovos batidos, assim como o atum escorrido. Coloque a mistura no tabuleiro e leve ao forno a 190º C. Por 25 minutos.
No final do tempo estipulado, retire do calor e desenforme. Corte a tortilha em cubos e sirva decorada com folhas dos restantes coentros e folhas de alface.
BOM APETITE!

quarta-feira, abril 18, 2012

PARGOS FRITOS ACOMPANHADOS COM ARROZ DE ERVILHAS E CENOURA

Ingredientes:
1 cebola 0,5 dl de azeite 6 dl de água 200 g de ervilhas , 300 g de arroz
2 cenouras raladas, sal q. b.
Modo de Preparação:
1. Refogue a cebola no azeite; regue este preparado com a água e tempere com sal. Assim que ferver, junte as ervilhas e a cenoura e deixe cozer. 
2. Adicione o arroz ao preparado anterior e deixe levantar fervura novamente. Reduza o lume e deixe cozinhar, durante 12 minutos. Retire e sirva acompanhado com o peixe frito e uma boa salada.
BOM APETITE!

segunda-feira, abril 16, 2012

BOLO DE COCO DA BAUNILHA E CARAMELO

Ingredientes:
Bolo de Coco: Ingredientes:
5 ovos, 160 g de açúcar ( 80g + 80 g) 1 colher de chá de açúcar baunilhado
60 ml de leite 160 g de farinha, 1 colher de chá de fermento e uma pitada de sal
Xarope:
50 ml de leite 70 ml de leite do coco 50 g de açúcar, 2 colheres de rum aromatizado de coco.
Cobertura:
200 ml de natas 2 colheres de sopa de sumo de limão 100 g de açúcar 1 colher de chá de açúcar baunilhado
Decoração: 1 coco:
Modo de Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180ºC. Untar duas formas redondas de 22 cm com manteiga, forrar o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha.
Peneirar a farinha e o fermento. Reservar.
Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas, 80g de açúcar e leite até obter uma mistura fofa e espessa e volumosa entre 7 a 9 minutos.

Numa taça à parte, juntar as claras e o sal e bater as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar juntar aos poucos o restante açúcar (80g) e continuar a bater até ficarem firmes.


Juntar metade das claras à mistura das gemas e envolver suavemente (sem bater!) até ficar homogéneo. Posteriormente, juntar as restantes claras e envolver novamente.


Aos poucos juntar a mistura da farinha e continuar a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. certifique-se que no fundo da taça não existe farinha por incorporar.

Transferir a massa para as forma previamente preparadas e levar ao forno até estar cozido teste do palito. Retirar do forno e com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma. Desenformar e deixar arrefecer as duas camadas de bolo.
Xarope:
Num tachinho, misturar o leite e o açúcar e levar ao lume até o açúcar dissolver. Retirar do lume e juntar o leite de coco e o rum e misturar. Deixar arrefecer antes de utilizar.
Cobertura:
Colocar as natas numa taça bem limpa e seca. Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar e o açúcar baunilhado. Bater até ficar bem firme. Reservar no frigorífico até utilizar.
Montagem:
No prato de servir colocar uma camada de bolo e humedece-la com metade do xarope preparado. Espalhar um pouco das natas batidas (aproximadamente 1/3) , colocar segunda camada de bolo e humedece-la com o restante xarope.


Cobrir o bolo com as restantes natas batidas (topo e laterais). Decorar o bolo como tirinhas de coco.
 Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.
 Na altura de escolher o coco, certifique-se que este ainda contem liquido no seu interior. Comece por partir o coco e retirar a casca exterior. Lavar o coco e secar com papel absorvente. Com um descascador de legumes cortar o coco em tirinhas finas. Fiquei apaixonada por este bolo pode dar um pouco de trabalho a fazer, mas vale a pena até hoje julgo ser o melhor bolo que já fiz! Fonte aqui! Uma cozinha de facto fabulosa e que eu não conhecia obrigada amiga do fundo do meu coração.
BOM APETITE!

domingo, abril 15, 2012

BOLO DE MAÇÃ COM CANELA PARA FESTEJAR 5 ANOS DO FIEL AO TACHO

Sim Hoje o meu fiel ao tacho acaba de fazer 5 anos um menino pequenino não acham?

Ele é um pouco da minha história de vida um pouco conturbada acabando de sair de um cancro muito mau uma das minhas nora me faz uma preposta, dizia ela você cozinha muito bem para que não faz um blog.
 A minha resposta foi o que é isso? Nesse mesmo dia a menina minha  Pitxu como nós lhe chamamos mas seu nome é Mónica já trabalhava com os blog, mas eu nem sabia o que era tenho tido uma grande professora mesmo ela sendo professora mas é de crianças foi sempre a minha tábua de salvação aqui na cozinha embora agora já não seja preciso nunca lhe vou pagar o que fez por mim nessa altura obrigada Pitxu pela tua dedicação ao fiel ao tacho um beijinho de agradecimento para ti e todas as  pessoas que me têm ajudado a vencer o meu grande caminho e sofrimento.
 Para mim isto foi muito bom pois na altura eu não tinha olhos se não para o bloco ainda hoje é e será sempre a minha grande distracção ...obrigada a todas as amigas (os) que me fizeram chegar até aqui o meu obrigada do fundo do meu coração. com beijinhos Natércia. Aqui vai a receita do meu bolo.
Ingredientes:
180 g de açúcar, 100 g de manteiga derretida
3 ovos, e 1 d l de leite 250 g de farinha, 1 colher
de café de fermento em pó açúcar em pó e
canela em pó para polvilhar
PURÉ DE MAÇÃ:
6 maçãs rei netas 1/2 limão ( sumo)
50 g de açúcar e 1 pau de canela
Modo de Preparação:
Prepare o puré de maçã, descascando e cortando as maçãs aos pedaços para um tacho. Acrescente o sumo do limão, o açúcar e o pau de canela e leve a lume médio, tapado, até as maçãs cozerem.

Remova o pau de canela e reduza a puré. Para o bolo, misture o açúcar com a manteiga, adicione-lhes as gemas e metade do leite. Misture, até ligar os ingredientes.

Por fim, peneire a farinha com o fermento e envolva na massa assim como o restante leite e as claras batidas em castelo. Distribua metade da massa por uma forma de chaminé, untada e polvilhada.Por cima, disponha o puré de maçã e termine com a restante massa.

Leve ao forno preaquecido a 190 graus por 40 minutos. Desenforme o bolo morno sobre um prato de servir e polvilhe-o com açúcar e a canela em pó.
BOM APETITE!

sexta-feira, abril 13, 2012

QUEQUES DE MORANGO

Ingredientes:
200g de farinha  2 ovos, 1 colher de sobremesa de fermento em pó
100 g de açúcar morangos q. b.1 dl de leite colheres de sopa de manteiga magra
Modo de Preparação:
Misture a farinha com o fermento numa taça com a ajuda de uma colher de pau. Á parte, bater o leite com os ovos inteiros e adicionar à mistura anterior e envolver bem.
De seguida, adicionar a manteiga derretida e mexer tudo muito bem, com a colher de pau, até os ingredientes estarem bem envolvidos.
Deite nas forminhas untadas com manteiga mas não encha muito.
Por último, leve ao forno, a uma temperatura de 180º graus, aproximadamente uns 20 minutos.
Deite pedaços de morango dentro dos queque a meio da cozedura.
BOM APETITE!

quinta-feira, abril 12, 2012

BOLO DE PÁSCOA ALGARVIO


Ingredientes:
Massa:
100 g de amêndoa com pele 4 ovos, ( claras gemas separadas) 100 ml de sumo
de laranja, 75 g de manteiga magra, 75 g de açúcar 75 g de farinha, raspa de casca 
de 1 laranja. Fiz só metade da receita visto a minha forma ser mais pequena
Ganache:
125 g de chocolate negro de culinária 50 g de manteiga magra
Modo de Preparação:
Massa:
Unte uma forma de 23cm (com formato de ninho) com margarina e polvilhe-a com farinha. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Pique as amêndoas com a pele até obter uma espécie de farinha (é importante que a amêndoa tenha a pele pois dará um sabor muito melhor ao bolo). Reserve.
Separas as gemas das claras, bata as últimas em castelo firme e reserve.
Bata o açúcar com a manteiga e a raspa de laranja na batedeira em velocidade média/alta até obter um creme fofo. Adicione o sumo de laranja e as gemas, uma a uma, batendo entre cada adição. Junte as claras em castelo alternadamente com a farinha e a amêndoa em farinha, executando este processo usando uma espátula delicadamente e apenas para incorporar a massa.
Coloque a massa na forma e alise a superfície, leve a cozer cerca de 40 minutos, deixando o bolo arrefecer dentro do forno desligado e entreaberto.
Quando já estiver frio, coloque o bolo sobre uma grade e coloque a cobertura de chocolate com uma espátula. Decore a gosto.
Ganache:
Parta o chocolate em pedacinhos, junte-o à manteiga e leve a derreter em banho-Maria ou no micro ondas. Mexa até obter um creme. Este bolo é fantástico! Podem ver a receita aqui. Uma menina que tem uma cozinha que é um amor com receitas fabulosas.
BOM APETITE!  

quarta-feira, abril 11, 2012

O MEU MUITO OBRIGADA

Quero agradecer a todas as pessoas que passaram no meu cantinho e nem só, e me desejaram melhoras, desde já o meu muito obrigada, do fundo do meu coração.
Peço desculpa por não ir aos vossos cantinhos, mas vocês estão sempre no meu coração. Estou um pouco melhor, mas isto é o caruncho que já é muito e as doenças também, mas Deus é grande e eu sei que Ele está sempre comigo. Mas deixando as lamurias que isso não me trás nada de bom a gente se lamentar só tenho que aceitar o que Deus tem para mim.Amanhã segue a minha receita espero que gostem e vou tentar fazer o meu melhor com muitos beijinhos para todas (os) que me visitam.