1 2 3 4 5 6 7 8
NÃO MOSTRE A DEUS O SEU MAIOR PROBLEMA. MAS MOSTRE AO SEU MAIOR PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS

29 de fevereiro de 2012

BACALHAU À COMFRARIA DA CANELA MOÍDA

Ingredientes:
4 postas de bacalhau sal e pimenta q. b. farinha q. b. 
ovo batido q. b. pão ralado q. b. 2 cebolas 3 dentes de
alho azeite para untar 2 dl de azeite
Modo de Preparação:
Escalde as postas de bacalhau, retire-lhes as espinhas mais salientes e tempere com pimenta e sal, se necessário. Passe-as depois, uma a uma, por farinha, ovo batido e pão ralado.
Descasque as cebolas e corte-as às rodelas. Descasque e pique os dentes de alho.
Unte com azeite um tabuleiro, espalhe nele metade da cebola e dos dentes de alho e, sobre estes, disponha as postas de bacalhau. Espalhe em cima a cebola e o alho restantes, e regue tudo com o azeite.
Leve o tabuleiro ao forno a 160º C, durante cerca de 45 minutos.
Sirva o bacalhau acompanhado de batatas fritas às rodelas.Tirei esta receita na minha menina que eu amo de coração! Canela Moída ou Ameixinha!
BOM APETITE!

28 de fevereiro de 2012

LOMBO DE PORCO COM BACON E LEGUMES

Ingredientes:
1 kg de lombo de  porco, 4 dentes de alho, 1 cebola 300 g de cenouras
1 colher (sopa)  de manteiga 1,5 dl de vinho branco, 500 g de batatas
1 curgete, 200 g de couves-de-Bruxelas 150 g de Bacon (fatiado)
1 colher (sopa) de tomilho sal e óleo q. b.
Modo de Preparação:
1. Limpe o lombo de peles  e gordura. Num almofariz, esmague os dentes de alho com uma pitada de sal, até obter uma pasta. Ate a carne com um fio de cozinha e barre-o com a pasta de alho. Ligue o forno a 180.C.
2. Descasque a cebola, uma cenoura e corte-as em rodelas. Disponha-as  no fundo de um tabuleiro e sobreponha-lhes  a carne. Junte também a manteiga em pedaços e leve a meio do forno, durante 35 minutos; regue ocasionalmente com o vinho branco.
3. Descasque as batatas e corte-as em gomos. Frite-os em óleo retire-os e reserve-os sobre papel absorvente. Corte a curgete em pedaços e leve pequenos, assim como as cenouras. Arranje as couves-de-Bruxelas e coza-as em água temperada com sal. Coza também os restantes legumes em água temperada com sal.
4. Quando o lombo estiver quase assado, retire-o; elimine o fio e sobreponha-lhe as fatias de Bacon. Leve novamente ao forno, para tostar. Triture os legumes do assado, obtendo um molho, se for necessário, acrescente-lhe um pouco de água. Coe e leve ao lume até ferver. Sirva o lombo guarnecido com os legumes cozidos, o molho e as batatas fritas, polvilhando tudo com tomilho.
BOM APETITE!

27 de fevereiro de 2012

BOLINHOS DE CANELA

Ingredientes:
100 g de manteiga 100 g de açúcar, 2 ovos 1 limão (raspa) 250 g de farinha
manteiga para untar canela em pó q. b.
Preparação:
1. Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado. Ligue o forno a 180º C.
2. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme, adicione os ovos, um a um, batendo sempre entre cada adição. Junte a raspa de limão e a farinha; e envolva até obter uma massa homogénea.
3. Forme bolinhas de massa, passe-as por canela em pó e disponha-as no tabuleiro. espaçadas. Leve a meio do forno, durante 15 minutos. Deixe arrefecer e sirva.
BOM APETITE!

26 de fevereiro de 2012

LOMBINHO DE PORCO ESTUFADO COM UM BELO RISSOTO DE LARANJA DA BOMBOM


Ingredientes:
1 lombinho de porco cortado em medalhões, 1 cebola, 3 tomates maduros
0,5 dl de azeite, 1 dl de vinho branco, 2 tiras de pimento verde, 2 dentes de alho 
2 tiras de pimento vermelho 1 folha de louro, 1 colher de sobremesa de colorau 2 colheres
de sopa de  polpa de tomate 1 ramo de salsa picada , sal e pimenta água a ferver q. b.
Modo de preparação:
1. Pique a cebola, o alho e refogue-os no azeite. Junte-lhes a carne e core-a. Regue com o vinho branco e deixe cozinhar até evaporar. Junte o tomate picado, limpo de peles e sementes. Coloque também a polpa de tomate  junte todas as outras coisas.
2. Tape e deixe estufar até que a carne fique macia. Polvilhe com salsa picada. Regue com água a ferver .Sirva com  o Risotto.
RISOTTO DE LARANJA:
1 dente de alho 1 cebola, 5 colheres de sopa de azeite,1 folha de louro
( sem a nervura do meio) 200 ml de sumo de laranja 200 ml de arroz
600 ml de água a ferver raspa de uma laranja, sal q. b.
 Eu dobrei a receita e saiu pouco aconselho que façam pois fica da ponta da orelha!
Este eu vi numa cozinha que é um verdadeiro mimo e tem uma dona que é um amor de pessoa... Aqui!  A minha amiga Fátima mais conhecida por Bombom.Visitem pois não se vão arrepender! Um beijinho minha linda.
BOM APETITE!

20 de fevereiro de 2012

SALMÃO ESCALFADO COM PEPINO E MOLHO DE COENTROS


Ingredientes:
2 postas grandes de salmão sal q. b. pimenta q. b. 1 ramo de coentros
1 limão, 60 g de manteiga, 2 dl de vinho branco 1 pepino, 3 dentes de alho
Modo de Preparação:

Tempere o peixe com sal, pimenta, 2 pés  de  coentros e rodelas do limão, reservando uma parte para a decoração. Aqueça metade da manteiga e coloque o salmão na frigideira juntamente com o vinho branco. Deixe cozinhar durante dois minutos em lume brando.

 Corte o pepino ao meio no sentido do comprimento, retire as sementes e volte a cortar aos palitos grossos. Incorpore no peixe. Deixe o pepino cozinhar no molho durante cerca de cinco minutos. Retire-o e junte, ainda ao molho, os restantes   coentros com os alhos picados.

 Coloque dentro de um copo misturador, adicione a restante manteiga e triture bem até obter um preparado cremoso. Rectifique os temperos e verta sobre o peixe e o pepino. Decore com rodelas de limão. Sirva pode acompanhar com batatinhas cozidas.
BOM APETITE!

17 de fevereiro de 2012

PARA AS MENINAS COM VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS


ESTE BONECO REPRESENTA TUDO MENOS EU!
MAS COMO NÃO SOU CAPAZ DE COMENTAR ÁS MINHAS AMIGAS COM VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS A PARTIR DE HOJE NÃO O VOU FAZER...É QUE AGORA NO LUGAR DE UMA PALAVRA TEM DUAS E VAI-SE LÁ SABER QUE LETRAS OU GATAFUNHOS SÃO AQUELES MAS EU VOU RESPEITAR TODAS AS PESSOAS COM VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS CADA UM FAZ AQUILO QUE QUER DO QUE É SEU!!!UM BEIJINHO E PEÇO DESCULPA POIS AQUI NINGUÉM É OBRIGADO A COMENTAR.

Dourada Assada no Forno Com Molho de Amêndoa e Brandy

Ingredientes:
1 dourada  grande, 3 cebolas médias 5 dentes de alho, 3 batatas
médias, 10 amêndoas 2 colheres de sopa de maionese, 1 colher
de chá de mostarda, 1 colher de sopa de molho inglês, 1 colher
de sopa de brandy 1 ramo pequeno de salsa, 1 cálice de Brandy
1/2 knrr de peixe, sal, pimenta, alho em pó q. b.Polpa de tomate 
Modo de Preparação:
Amanhe e limpe bem o peixe e reserve. Corte duas cebolas em rodelas finas sobre uma travessa de barro, descasque os alhos, reserve um ou dois e os restantes corte-os e junte-os às cebolas.

 Regue com um fio de azeite. Entretanto faça o molho de amêndoa da seguinte forma: pique finamente a cebola restante, o alho, a salsa, as amêndoas, adicione tudo numa tigela e acrescente a maionese, o molho inglês, a pimenta, e duas colheres de Brandy.

 Com este preparado recheie a barriga do peixe e envolva o peixe de ambos os lados. Coloque o peixe na travessa com este preparado. Descasque as batatas e corte-as em pedaços angulosos, disponha-as na travessa, espalhe sobre estas polpa de tomate. Regue tudo com o cálice de Brandy, tempere com sal, pimenta e com o Knorr. Regue com um pouco mais de água e leve a forno forte (200º) durante 40 minutos.
BOM APETITE!

16 de fevereiro de 2012

CHEESECAKE DE RICOTTA E MORANGOS DA SÃO


BASE:
200  g de bolacha Maria trituradas, 100 g de manteiga também ( usei vaqueiro liquida)
Recheio:
6 folhas de gelatina incolor, 500 g de queijo ricotta, 100 g de açúcar, em pó 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha, 2 pacotes de natas 400 ml
Cobertura:
200 de morangos frescos 1 folha de gelatina incolor 
Modo de Preparação
Mistura-se as bolachas com a manteiga e coloca-se no fundo de uma forma de mola, forrando bem, reserva-se no frio. Demolha-se as folhas de gelatina em água fria. Bate-se o queijo ricotta com o açúcar e o aroma de baunilha.



 Adiciona-se as natas batidas e retira-se umas três colheres de sopa, deste creme junta-se as folhas de gelatina espremidas e leva-se a lume brando, mexendo até se derreterem. Junta-se novamente ao creme, envolvendo bem. Depois verte-se sobre a base de bolacha.

Vai ao frio para solidificar entretanto demolha-se a folha de gelatina em água fria. Leva-se os morangos ao lume e vão-se mexendo eu triturei junta-se a folha de gelatina espremida e mexe-se até derreter. Deixa-se arrefecer, e depois deita-se sobre o cheesecake que entretanto já está quase solidificado. Deixa-se no frio de um dia para o outro. No momento de servir desenforma-se e enfeita-se com morangos. Tirei nesta cozinha que vale a pena fazer uma visita tem receitas fabulosas. Aqui! Obrigada São.
BOM APETITE!



13 de fevereiro de 2012

POLVO COM PURÉ DE BATATA


Ingredientes:
1 polvo:
2 cebolas grandes 4 dentes de alho 50 ml
de azeite 2 colheres de sopa de polpa de
tomate um cálice de vinho do Porto 100 g
de manteiga 1 kg de batatas 4 gemas sal
e pimenta e noz-moscada q. b.
Modo de Preparação:
Arranje o polvo e corte-o em pedaços pequenos. Descasque as cebolas e os dentes de alho e refogue no azeite. Junte o polvo e deixe estufar, em lume brando.Eu coloco um bocadinho de cortiça para ele ficar muito tenrinho.
 Adicione a polpa de tomate, tempere com pimenta se gostar não deite sal até ver deite o vinho, deixe cozinhar. Descasque as batatas, corte em pedaços e coza-as em água temperada com sal.

 Escorra e passe-as pelo passe-vite. Ligue o puré com as gemas e a manteiga. Mexa para misturar bem. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.Coloque pequenos montinhos no prato e leve ao forno para gratinar. Sirva o polvo estufado com o puré e decore a gosto.
BOM APETITE!

12 de fevereiro de 2012

FRANGO COM MEL E LARANJA DA ANA»»»»


Ingredientes:
Usei 3 peitos de frango aos quais retirei a pele, dei 3 cortes, coloquei numa assadeira e temperei com sal e pimenta preta moída.Numa tigela, misturei 3 colheres de sopa de mel, o sumo de 1 laranja, o sumo de 1 limão e 3 dentes de alho laminados.Envolvi ainda 2 colheres de sopa de molho de soja.Deitei este molho no tabuleiro, sobre os peitos de frango.

Deixei descansar por cerca de 1 hora, virando os peitos mais ou menos a meio do tempo.Juntei-lhes também uns pezinhos de coentros.Levei-os ao forno por cerca de 1 hora, virando-os a meio desse tempo.


Salpiquei-os com mais coentros frescos picados e servi com batatas fritas em azeite e rodelas de laranja. Eu fui passear até Lisboa passando pela rua da Ana encontrei estes belos peitos de frango! Esta menina mora Aqui! Vão visitar pois ela tem uma cozinha que é um encanto e para além disso é uma cozinheira de mão cheia! Um beijinho minha linda.
BOM APETITE!

10 de fevereiro de 2012

BOLO DE MILHO E COCO COM MILHARINA DA JOSY *****


Este bolo bateu em mim que nem uma seta! Fui passear até ao Brasil!
Encontrei a nossa Amiga Josy? Muito bem escondida nesta Rua muito bonita ora vejam se eu não tenho razão é uma querida mesmo Aqui! Visitem que não se vão arrepender ela recebe a gente como se já nos conhecesse...um beijinho muito grande para esta menina além Fronteiras. 

Ingredientes:
1 lata de milho 1 lata de leite 300 ml 1/2 lata de óleo 150 ml
1 lata de açúcar menos 2 dedos 200 g eu coloquei 150 g
1 lata de farinha de milho amarelo menos 2 dedos 100 g de coco
ralado 1 colher de sobremesa de fermento em pó 3 ovos 1 pitada
de sal.Eu nem conhecia a tal Milharina fiz com a nossa farinha e ficou
um bolo para além de bom 
Modo de Preparação:
Bata no liquidificador o milho e sua água e utilizando a mesma lata coloque o leite e todos os demais ingredientes menos o coco e o fermento.Não precisa bater demais, apenas para triturar o milho e homogenizar os ingredientes.
Depois de tudo batido, acrescente o fermento e o coco ralado e misture.
Despeje a massa numa forma de buraco untada e polvilhe com um pouco de farinha de milho.
Asse em forno 180C por aproximadamente 50 minutos ou até que enfiando o palito este saia limpo.
BOM APETITE!

9 de fevereiro de 2012

FRANGO À GREGA

Ingredientes:
1 frango cortado aos pedaços
2 pimentos vermelhos
3 tomates grandes maduros
1 cebola média
2 dentes de alho
meio copo de vinho tinto
1 copo de água
100g de azeitonas pretas
7 colheres de sopa de azeite
Salsa
Tomilho fresco
Pimenta
Sal.
Modo de Preparação:
1. Passar os pedaços de frango por um pouco de farinha.
2. Levar ao lume um tacho com o azeite. Alourar os pedaços de frango no azeite.
3. Retirar o frango para um prato e reservar.

4. No mesmo azeite onde se alourou o frango, saltear os pimentos cortados aos quadrados grandes. Adicionar a cebola cortada em rodelas finas e os dentes de alho picadinhos. Deixar cozinhar, sensivelmente, dois minutos e juntar os tomates cortados em pedaços, sem peles nem sementes, e as azeitonas.
5. Deixar apurar um pouco, mais ou menos 5 minutos.
6. Juntar os pedaços de frango, meio copo de vinho tinto, um copo de água, um ramo de salsa, tomilho fresco e pimenta acabada de moer, a gosto. Temperar com um pouco de sal. Tapar o tacho e deixar cozinhar durante meia hora.
7. Antes de servir retirar a salsa e o tomilho. Acompanhar com arroz branco ou arroz à grega
Para o arroz usei as gorduras que retirei do frango. Fiz um caldo com essas gorduras. Cozi-as em água, um pouco de sal e uma cebola. Depois de feito, coei o caldo.
Num tacho coloquei duas chávenas de caldo e a cebola cozida. Levei ao lume. Quando levantou fervura juntei uma chávena de arroz . A meio da cozedura, sensivelmente, adicionei um pouco de açafrão das índias , sal e deixei de acabar de cozinhar.O frango depois de cozido, coloquei num recipiente de barro e levei ao forno para tostar um pouco.
BOM APETITE!

8 de fevereiro de 2012

CLFOUTIS DE MORANGO


Ingredientes:
1 copo de açúcar, 2 copos de farinha,1 copo de leite
2 colheres de sopa de farinha Custard, 3 ovos 1 colher
de sobremesa de fermento em pó morangos q. b.
1 copo de leite, 2 colheres de sopa de
farinha Custard, 3 ovos, 1 colher de chá
de fermento,   morangos q. b.
Modo de Preparação:
1. Untar com manteiga um pirex ou tabuleiro de barro e polvilhar de açúcar.Forrar o fundo do pirex com os morangos partidos.
2. Bater muito bem o açúcar com o ovo até ficar uma massa esbranquiçada e fofa
3. Misture a farinha, a farinha custard e o fermento e vá alternando com o leite na massa anterior até obter uma massa bem cremoso.
Verta para dentro do tabuleiro a respectiva massa e leve a assar em forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 a 45 minutos.
BOM APETITE!

5 de fevereiro de 2012

MUFFINS DE CHOCOLATE


Ingredientes:
1 tablete de chocolate para uso culinário Nestlé  (200g)
200 g de farinha, 120 g de açúcar amarelo 2 ovos 10
colheres de sopa de leite, 75 g de manteiga amolecida
3 colheres de sopa de cacau em pó Nestlé 1 colher de
chá de fermento em pó manteiga para untar.
Modo de Preparação:
1. Abra a embalagem do chocolate, parta 12 quadradinhos e reserve. Pique o restante na picadora.
2. Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Bata os ovos com o leite; misture a farinha com o fermento e o cacau.
3. Junte a mistura do leite com os ovos à manteiga; mexa, junte a farinha, o fermento e o cacau, bata bem. Junte o chocolate picado e misture.
4. Divida a massa pelas formas, coloque um quadradinho de chocolate inteiro dentro da massa, em cada uma das formas e leve ao forno durante 20 minutos. Retire e deixe arrefecer. Desenforme e sirva.
BOM APETITE!

4 de fevereiro de 2012

3 de fevereiro de 2012

FRANGO ASSADO NO FORNO COM MAÇÃS


Ingredientes:
1 frango do campo o meu é normal
1/2 limão
3 hastes de alecrim
5 dentes de alho
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de paprica
1,5dl de vinho branco
500g de batatas
6 cebolinhas ou chalotas
6 maçãs (royal gala ou fuji)
sal e pimenta.
Modo de Preparação:
1. Pré- aquecer o forno a 180ºC.


2. Rechear o frango com o limão, 3 dentes de alho e o alecrim.


3. Espremer os restantes dois dentes de alhos.


4. Misturar os alhos espremidos com a manteiga, a paprika, uma pitada de sal e pimenta a gosto. Com esta pasta barrar o frango.

4. Colocar o frango num tabuleiro de forno. Em volta dispor as batatas cortadas e as cebolinhas. Regar com o vinho branco.


5. Levar a assar durante aproximadamente 1h45 a 2h ou se usarem termómetro, até atingir os 180ºC. A meio, dispor as maçãs em volta e deixar acabar de assar. Fui buscar aqui! Cantinho de grande referência como toda a gente sabe!
BOM APETITE!

1 de fevereiro de 2012

Bolo de Lemon Curd Com Glacé de Limão


Ingredientes:
Bolo:
5 ovos,200 g de açúcar,200 g de manteiga amolecida 250 g de farinha
peneirada, 1 colher de chá de fermento em pó 2 colheres de sopa de sumo
de limão, raspas de 1 limão.
LEMON CURD:
200 ml de sumo de limão, 3 ovos, 150 g de açúcar 75 g de manteiga
1 colher de sopa bem cheia de amido de milho maisena raspas de 1 limão.


Glacé de Limão::

1 limão grande, raspas
150g de açúcar em pó 
1 a 2 c. (sopa) de sumo de limão
Preparação:
Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicionar os ovos um a um e bater bem entre cada adição. Juntar o sumo e as raspas de limão e misturar bem. Por fim juntar a farinha e o fermento em pó e envolver bem até ficar homogéneo.
Lemon curd:


Num tacho de fundo espesso, bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Junte o sumo e raspa de limão, a manteiga e a amido de milho e leva a lume médio-baixo, mexendo sempre com uma vara de arames,  até engrossar. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico até usar.
Glacé de limão:


Peneirar o açúcar em pó  numa tigela e deitar as raspas e umas gotas de sumo de limão e mexer bem. Acrescentar sumo de limão (aos poucos) até obter a consistência desejada. Deixar repousar 5 minutos antes de espalhar.
Montagem:
Coloque uma metade do bolo no prato de servir, tendo o cuidado de proteger as margens do prato com papel vegetal, à volta do bolo (basta entalar uma faixa de papel por baixo do bolo, isto porque o creme irá escorrer e assim não sujará o prato). Espalhar 1/4 do creme de limão por cima da primeira metade do bolo, cobrir com outra metade e repetir a operação até à última metade. No topo do bolo espalhar o glacé de limão com uma espátula de forma a escorrer pelas laterais. Levar o bolo ao frigorífico e antes de servir retirar as margens de papel vegetal. O meu foi só um bolo e cortei ao meio e decorei com morangos! A receita eu fui buscar no cantinho da Patrícia! Uma cozinha  que é um luxo vale a pena fazer uma visita pois a dona é uma cozinheira de mão cheia.
BOM APETITE!