1 2 3 4 5 6 7 8
NÃO MOSTRE A DEUS O SEU MAIOR PROBLEMA. MAS MOSTRE AO SEU MAIOR PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS

31 de Julho de 2011

Polvo Frito

Preparação:
Num tacho colocar 3 ou 4 dentes de alho picados, uma folha de louro, e cobrir o fundo do tacho com óleo, levando a aquecer até o alho alourar. Colocar os polvo no tacho ( que devem ser polvo pequenos) e manter o lume forte, tapando o tacho, de modo a que os polvo libertem bastante água. Quando os polvo tiverem libertado bastante liquido baixar o lume e deixar fritar lentamente, vigiando e virando o polvo de vez em quando para que não queimem, se achar que está a ficar com pouco liquido pode sempre juntar-se um pouco de vinho branco. Não é necessário sal, o polvo já é salgado por natureza e cozinhado desta forma mantém todo o seu sabor. Quando muito pode deitar uma pitada de pimenta preta ou piri-piri.Depois do polvo frito e tenro aqui o meu truque é um bocadinho de cortiça virgem para que os ditos cujos fiquem muito maciozinhos. Desta vez servi com uma boa salada
BOM APETITE!

28 de Julho de 2011

Peitinhos de Frango no Tacho

Ingredientes:
4 peitos de frango, 150 g de ervilhas 1 cebola, 2 dentes de alho
3 tomates maduros 5 colheres de sopa de azeite 1 dl de vinho
branco, 1 cubo de caldo de galinha, 1 folha de louro salsa picada
q. b. sal e pimenta q. b. farinha para passar
Modo de Preparação:
Faça um corte em cruz nos tomates. Mergulhe-os em água a ferver durante uns segundos, passe-os por água fria, pele-os, retire-lhes as sementes e pique-os.
Tempere os peitos de frango com sal e pimenta, deixe repousar uns minutos e depois passe-os por farinha. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte os peitos de frango e frite-os rapidamente de ambos os lados até ficarem dourados. Retire e reserve.
Junte ao tacho a cebola e o alho, previamente picados, e também o louro e deixe cozinhar até a cebola estalar. Adicione depois o tomate picado, o caldo de galinha, o vinho branco e 3 dl de água a ferver, junte novamente os peitos de frango e as ervilhas, mexa, tape e deixe cozinhar em lume brando durante 20 minutos. Rectifique o sal e sirva polvilhado com hortelã picada.
BOM APETITE!

22 de Julho de 2011

Semifrio de Morangos

Ingredientes:
220 g de açúcar 0,5 dl de água 5 gemas
4 folhas de gelatina 340 g de morangos
2, 5 dl de natas óleo para barrar
Modo de Preparação:
1. Num tacho, leve 150 g do açúcar com a água ao lume até obter o ponto pérola. Numa tigela, bata as gemas, adicione-lhes o ponto de pérola em fio e batendo sempre e mexa até arrefecer. Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
2. Tire o pé aos morangos, lave-os e corte-os em cubos pequenos reduza cerca de 220 g a puré e junte-o ao preparado das gemas. Derreta então a gelatina ao lume e adicione-a também à mistura, mexendo sempre. Finalmente, bata as natas em chantilly numa tigela e envolva-as no preparado do puré.
3. Verta o preparado para uma forma ligeiramente barrada com óleo e leve ao congelador aproximadamente 2 horas ou ate que comece a ficar quase congelado. 
4. Coloque os restantes morangos num tacho e junte-lhes o restante açúcar. Envolva e leve ao lume até que fique um género de compota. Retire do lume e deixe arrefecer.
5. Desenforme o semifrio, verta o molho de morango por cima, decore a gosto.
BOM APETITE!

7 de Julho de 2011

Bolo de Alperces Frescos

Vi este bolo Aqui! uma cozinha maravilhosa visitem que vão gostar...
Ingredientes:
Base de caramelo
100g de margarina sem sal
12 alperces cortados ao meio e sem caroço
sumo e raspa de 1 limão
200g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
Bolo:
100g de manteiga sem sal
200g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
300g de farinha com fermento
4 ovos separados
Modo de Preparação:
Colocar a manteiga, o açúcar, o sumo e raspa de limão numa forma redonda sem buraco. Levar ao lume e deixar derreter. Mexer de vez até formar caramelo.


Retirar a forma do lume e colocar os alperces com a parte cortada para baixo.


 Aquecer o forno a 180ºCº


Numa taça, bater a manteiga e o açúcar. Adicionar as gemas, uma a uma, batendo sempre.


 Juntar a baunilha. Mexer.

 Adicionar, misturando, a farinha alternadamente com as claras batidas em castelo.


 Colocar a massa por cima dos alperces. Levar ao forno durante aproximadamente 45 minutos.


 Depois de retirar do forno deixar arrefecer durante 5 minutos e depois desenformar, virando a forma para um prato de bolos.
BOM APETITE!


4 de Julho de 2011

Polvo de Tomatada no Forno

Ingredientes:
1 polvo limpo com cerca de 2 kg 5 tomates maduros
200 g de miolo de broa esmigalhada 2 dl de azeite
4 dentes de alho, 2 folhas de louro, um ramo de salsa
ou coentros picados sal q. b.. e pimenta q. b.
Modo de Preparação:
1. Num tacho, coloque o polvo, junte o louro e um pouco de água, leve ao lume tape e deixe-o cozer, virando de vez em quando até ficar cozido. Depois retire-o, escorra-o deixe arrefecer.
2. Escalde os tomates durante alguns segundos, escorra-os e coloque em água fria. De seguida, retire-lhes a pele, corte-os ao meio, retire as pevides e pique-os. Descasque os alhos, lave-os e pique-os. Coloque-os num tacho com metade do azeite e leve ao lume. Deixe cozinhar até os alhos ficarem douradinhos.
3. Adicione os tomates picados, mexa, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até o tomate ficar sem líquido. De seguida, misture o resto do azeite com a broa.
4. Coloque o polvo num prato de forno, espalhe o tomate por cima, polvilhe com a broa e leve ao forno a 180º durante 20 minutos. Polvilhe com salsa ou coentros e sirva.