NÃO MOSTRE A DEUS O SEU MAIOR PROBLEMA. MAS MOSTRE AO SEU MAIOR PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS.

Polvo Frito

Preparação:
Num tacho colocar 3 ou 4 dentes de alho picados, uma folha de louro, e cobrir o fundo do tacho com óleo, levando a aquecer até o alho alourar. Colocar os polvo no tacho ( que devem ser polvo pequenos) e manter o lume forte, tapando o tacho, de modo a que os polvo libertem bastante água. Quando os polvo tiverem libertado bastante liquido baixar o lume e deixar fritar lentamente, vigiando e virando o polvo de vez em quando para que não queimem, se achar que está a ficar com pouco liquido pode sempre juntar-se um pouco de vinho branco. Não é necessário sal, o polvo já é salgado por natureza e cozinhado desta forma mantém todo o seu sabor. Quando muito pode deitar uma pitada de pimenta preta ou piri-piri.Depois do polvo frito e tenro aqui o meu truque é um bocadinho de cortiça virgem para que os ditos cujos fiquem muito maciozinhos. Desta vez servi com uma boa salada
BOM APETITE!

Peitinhos de Frango no Tacho

Ingredientes:
4 peitos de frango, 150 g de ervilhas 1 cebola, 2 dentes de alho
3 tomates maduros 5 colheres de sopa de azeite 1 dl de vinho
branco, 1 cubo de caldo de galinha, 1 folha de louro salsa picada
q. b. sal e pimenta q. b. farinha para passar
Modo de Preparação:
Faça um corte em cruz nos tomates. Mergulhe-os em água a ferver durante uns segundos, passe-os por água fria, pele-os, retire-lhes as sementes e pique-os.
Tempere os peitos de frango com sal e pimenta, deixe repousar uns minutos e depois passe-os por farinha. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte os peitos de frango e frite-os rapidamente de ambos os lados até ficarem dourados. Retire e reserve.
Junte ao tacho a cebola e o alho, previamente picados, e também o louro e deixe cozinhar até a cebola estalar. Adicione depois o tomate picado, o caldo de galinha, o vinho branco e 3 dl de água a ferver, junte novamente os peitos de frango e as ervilhas, mexa, tape e deixe cozinhar em lume brando durante 20 minutos. Rectifique o sal e sirva polvilhado com hortelã picada.
BOM APETITE!

Semifrio de Morangos

Ingredientes:
220 g de açúcar 0,5 dl de água 5 gemas
4 folhas de gelatina 340 g de morangos
2, 5 dl de natas óleo para barrar
Modo de Preparação:
1. Num tacho, leve 150 g do açúcar com a água ao lume até obter o ponto pérola. Numa tigela, bata as gemas, adicione-lhes o ponto de pérola em fio e batendo sempre e mexa até arrefecer. Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
2. Tire o pé aos morangos, lave-os e corte-os em cubos pequenos reduza cerca de 220 g a puré e junte-o ao preparado das gemas. Derreta então a gelatina ao lume e adicione-a também à mistura, mexendo sempre. Finalmente, bata as natas em chantilly numa tigela e envolva-as no preparado do puré.
3. Verta o preparado para uma forma ligeiramente barrada com óleo e leve ao congelador aproximadamente 2 horas ou ate que comece a ficar quase congelado. 
4. Coloque os restantes morangos num tacho e junte-lhes o restante açúcar. Envolva e leve ao lume até que fique um género de compota. Retire do lume e deixe arrefecer.
5. Desenforme o semifrio, verta o molho de morango por cima, decore a gosto.
BOM APETITE!

Bolo de Alperces Frescos

Vi este bolo Aqui! uma cozinha maravilhosa visitem que vão gostar...
Ingredientes:
Base de caramelo
100g de margarina sem sal
12 alperces cortados ao meio e sem caroço
sumo e raspa de 1 limão
200g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
Bolo:
100g de manteiga sem sal
200g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
300g de farinha com fermento
4 ovos separados
Modo de Preparação:
Colocar a manteiga, o açúcar, o sumo e raspa de limão numa forma redonda sem buraco. Levar ao lume e deixar derreter. Mexer de vez até formar caramelo.


Retirar a forma do lume e colocar os alperces com a parte cortada para baixo.


 Aquecer o forno a 180ºCº


Numa taça, bater a manteiga e o açúcar. Adicionar as gemas, uma a uma, batendo sempre.


 Juntar a baunilha. Mexer.

 Adicionar, misturando, a farinha alternadamente com as claras batidas em castelo.


 Colocar a massa por cima dos alperces. Levar ao forno durante aproximadamente 45 minutos.


 Depois de retirar do forno deixar arrefecer durante 5 minutos e depois desenformar, virando a forma para um prato de bolos.
BOM APETITE!


Polvo de Tomatada no Forno

Ingredientes:
1 polvo limpo com cerca de 2 kg 5 tomates maduros
200 g de miolo de broa esmigalhada 2 dl de azeite
4 dentes de alho, 2 folhas de louro, um ramo de salsa
ou coentros picados sal q. b.. e pimenta q. b.
Modo de Preparação:
1. Num tacho, coloque o polvo, junte o louro e um pouco de água, leve ao lume tape e deixe-o cozer, virando de vez em quando até ficar cozido. Depois retire-o, escorra-o deixe arrefecer.
2. Escalde os tomates durante alguns segundos, escorra-os e coloque em água fria. De seguida, retire-lhes a pele, corte-os ao meio, retire as pevides e pique-os. Descasque os alhos, lave-os e pique-os. Coloque-os num tacho com metade do azeite e leve ao lume. Deixe cozinhar até os alhos ficarem douradinhos.
3. Adicione os tomates picados, mexa, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até o tomate ficar sem líquido. De seguida, misture o resto do azeite com a broa.
4. Coloque o polvo num prato de forno, espalhe o tomate por cima, polvilhe com a broa e leve ao forno a 180º durante 20 minutos. Polvilhe com salsa ou coentros e sirva.