NÃO MOSTRE A DEUS O SEU MAIOR PROBLEMA. MAS MOSTRE AO SEU MAIOR PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS.

MANJAR BRANCO DE COCO

Ingredientes:
1 l de leite, 2 chávenas de chá de açúcar,
1 chávena de chá de coco, 1 chávena
de chá de farinha maezena
PARA A CALDA:
150 g de frutos silvestres que podem ser congelados
100 ml de água, 3 colheres de sopa de açúcar.
Modo de Preparação:
Num tacho juntar todos os ingredientes. Mexer bem até dissolver. Levar a lume brando e ir mexendo sempre até engrossar. Parar quando começar a soltar bolhas e a largar do fundo do tacho. Despeje numa forma de buraco no meio ( previamente untada de óleo) e leve ao frigorífico até ficar frio. Entretanto fazer a calda da fruta (Eu fiz com amoras). Levar todos os ingredientes ao lume até formar uma calda espessa e aveludada. Quem quiser pode triturar com a varinha. Eu prefiro sentir a fruta. Desenformar o doce e colocar a calda por cima. O resultado final é sempre muito bonito!
BOM APETITE!

Carne de Porco Salteada Com Alecrim

Ingredientes:
1 kg de carne de porco
( perna ou pá)
1 kg de batatas
1 cebola 3 dentes de alho
3 dl de vinho branco
1 dl de azeite 2 folhas de louro
1 ramo de alecrim sal e pimenta
q. b. 1 ramo de salsa

Modo de Preparação:

1. Corte a carne como mais gostar pedaços pequenos ou grandes deite-os para uma tigela, junte as folhas de louro, os dentes de alho picados e o vinho branco, tempere com sal e pimenta, misture bem e deixe marinar no frio durante algumas horas ou de um dia para o outro.


2. No dia, escorra a carne e reserve a marinada. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a carne e deixe-a cozinhar até ficar doiradinha. Descasque a cebola, pique-a, junte-a ao tacho, adicione também o alecrim a salsa e deixe cozinhar durante 10 minutos.


3. Acrescente então a marinada, deixe ferver, junte de seguida as batatas descascadas e cortadas em gomos ou cubos, misture, rectifique o sal, tape e deixe cozinhar em lume brando, até as batatas ficarem macias. Se necessário, acrescente um pouco de água depois de adicionar as batatas, mas não muita. Deve ficar com pouco molho e apurado. Retire do lume e sirva quente decorado a gosto.


BOM APETITE

MAÇÃS ASSADAS

Ingredientes:
6 maçãs 60 g de sultanas
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de chá de canela 2,5 de
sumo de laranja e raminhos de hortelã
Modo de Preparação:
1. Com um utensílio próprio para o efeito, retire o caroço às maçãs. Com uma faca afiada, faça-lhes um golpe pouco profundo, em forma de cruz, no topo e disponha-as num tabuleiro de forno.
2. Misture as sultanas com o açúcar e a canela. Envolva muito bem e com o preparado obtido, preencha os orifícios das maçãs. Regue com o sumo de laranja e leve ao forno durante cerca de 20 minutos à temperatura de 180º C. Retire e sirva quentes ou mornas, decoradas com raminhos de hortelã.
BOM APETITE!

Polvo Estufado Com Castanhas

Ingredientes:

1 polvo com aprox. 2 kg

1 kg de castanhas, 4 tomates

2 cebolas, 3 dentes de alho

1 dl de azeite, 1 folha de louro

coentros q. b. e piripiri q. b.

Modo de Preparação:

1. Arranje o polvo e leve-o a cozer em água com um fio de azeite, durante aproximadamente 40 minutos. Espete para verificar a cozedura, tempere com sal se necessário, retire e deixe amornar, reservando a água da cozedura. Lave as castanhas, faça-lhes um pequeno corte, leve-as também a cozer rapidamente, depois escorra-as, descasque-as e reserve-as.

2. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas finas e pique os alhos. Lave os tomates, escalde-os, coloque-os em água fria, depois pele-os, corte-os ao meio, retire-lhes as grainhas e pique-os. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos e a folha de louro e deixe refogar até que fique douradinho. Junte depois o tomate e deixe refogar durante mais 2 minutos.

3. Adicione 1 l da água de cozer o polvo e as castanhas e deixe cozinhar 5 minutos. Corte o polvo em pedaços, junte-os ao tacho, tempere com piripiri e deixe cozinhar mais 5 minutos. Retire do lume e sirva polvilhado com coentros picados.

BOM APETITE!

FRANGO TROPICAL

Ingredientes:
4 pernas de frango
1 colher de sopa de massa de pimentão
2 colheres de sopa de manteiga
1 malagueta seca e 2 dentes de alho
1 colher de sopa de vinagre, sal e pimenta
1 dl de azeite 200 g de pimentos padron
2 folhas de louro 2 e 300 g de abacaxi
1 manga e 1 carambola
Modo de Preparação:
1. Misture a manteiga com a massa de pimentão, a malagueta, os alhos, o vinagre, sal pimenta e triture com uma picadora.
2. Barre a carne com o preparado anterior e deixe tomar gosto por quatro horas. Leve ao forno a 200 graus. Vá virando para que fique bem passado sem queimar.

3. Aqueça o azeite e frite os pimentos e o louro. Retire, tempere com sal e verta por cima da carne, colocada no recipiente de servir. Acompanhe com fruta cortada aos pedaços.

BOM APETITE!