...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

segunda-feira, agosto 30, 2010

BACALHAU DA TIA RUTE

Ingredientes:

5 postas de bacalhau cozido 12

batatas grandes 3 cebolas 2 dl

de azeite 1 litro de leite +um copo

6 colheres de sopa de maizena-

amido de de milho óleo para fritar

sal e pimenta preta um pouco de

pão ralado 2 ovos-facultativo.

Modo de Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em cubos, lave-as muito bem para tirar a goma e reserve dentro de água. Tire as espinhas ao bacalhau e desfaça-o em lascas. Frite as batatas em óleo, mas sem deixar tostar, escorra em papel absorvente. Corte as cebolas em rodelas e leve ao lume com o azeite, deixe refogar até ficarem transparentes, junte o bacalhau e mexa, tempere com sal e pimenta a gosto deixe cozinhar mais 5 minutos e reserve. Num tacho leve o leite ao lume, dissolva a maizena no copo de leite frio e quando no tacho estiver quente junte a maizena, mexa muito bem com uma vara de arames para não ganhar grumos, se precisar dissolva mais um pouco de maizena em leite frio e junte ao creme, deixe ferver 2 minutos, sem parar de mexer só para cozer o amido de milho, tempere com sal e pimenta a gosto, tire do lume e reserve. Agora misture as batatas fritas com a mistura de bacalhau, envolva tudo muito bem. Num tabuleiro de ir ao forno, coloque um pouco de pão ralado no fundo e por cima coloque a mistura de batatas e bacalhau. Cubra com o creme de leite e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus só para dourar.

BOM APETITE!

quinta-feira, agosto 26, 2010

BOLO AMARELO CUSTARD DA ANNA

Preparação:
Bati 200 g de manteiga amolecida com 350 g de açúcar, com a batedeira, até conseguir um creme homogéneo e esbranquiçado.
Juntei 4 ovos inteiros, 1 de cada vez, batendo bem entra cada adição.
Misturei 350 g de farinha com 3 colheres de sopa de farinha Custard, 2 colheres de chá de fermento em pó e uma pitada de sal.
Deitei metade desta mistura na massa e envolvi muito bem.
Misturei então 2 dl de leite meio gordo.
Finalmente juntei a outra metade da mistura de farinhas, batendo bem com a colher de pau.
Levei ao forno, numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante cerca de 1 hora, a 180º C. Tirei Aqui! Sei que não está tão bonito como o da Anna...mas de sabor ficou exlente.Obrigada Amiga.

BOM APETITE!

segunda-feira, agosto 23, 2010

FEIJOADA DE CHOCOS

Ingredientes:
1,200 kg de choco limpo, 2 cebolas
4 colheres de sopa de polpa de tomate
3 dentes de alho 1/2 colher de sopa de
colorau, 1 folha de louro, 1 dl de azeite
1,5 dl de vinho branco, 2 cenouras
500 g de feijão branco cozido, 1 raminho
de orégãos frescos picados, sal, pimenta
e noz-moscada q. b.
Modo de Preparação:

Lave o choco muito bem; corte-o em pedaços e coloque-os num tacho. Descasque e pique a cebola e os alhos e junte-os ao choco. Envolva-lhes a polpa de tomate e o colorau.

Adicione-lhes o louro e tempere-os com sal, pimenta e noz-moscada. Regue-os com o azeite e o vinho. Tape o tacho e deixe cozinhar, em lume brando, até levantar fervura. De seguida, coloque o lume mais forte e deixe estufar.

A meio da cozedura, acrescente-lhes as cenouras descascadas e cortadas em rodelas. Depois do choco cozinhado, junte um pouco de água e deixe ferver. Por fim, envolva-lhe o feijão e junte-lhe os orégãos. Deixe cozinhar , até apurar, e sirva a feijoada.


BOM APETITE!

sexta-feira, agosto 20, 2010

BOLO DE ANANÁS

Ingredientes:
200 g de açúcar, 1 lata de ananás, cerejas
cristalizadas, 6 ovos, 250 g de açúcar, 125 g
de manteiga amolecida, raspa de um limão
250 g de farinha, 2 colheres de fermento em pó
Modo de Preparação:

Unta-se uma forma redonda com manteiga e no fundo põe-se as 250g de açúcar espalhado pelo fundo da forma(sem buraco). Por cima do açúcar dispoem-se as rodelas de ananás e no centro de cada rodela poe-se uma cereja e rega-se com o sumo da lata de ananás.

Massa: bata as gemas com 200 g de açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado, adicione a manteiga derretida e bata bem, junte a farinha c/o fermento e por fim as claras em castelo. Poe-se a raspa do limão e o ananás partido em pedacinhos pequeninos.Deita-se o preparado na forma e vai ao forno ate cozer muito bem.

BOM APETITE!

quarta-feira, agosto 18, 2010

SOPA BRANCA

Ingredientes:
1 couve flor só a parte branca 2 cebolas
grandes 2 batatas grandes 2 cabeças de
nabo 2 alhos franceses sal q. b. azeite q. b.
1 raminho de coentos
Modo de Preparação:
Colocar a água a aquecer. Em estando a ferver, deitar lá para dentro todos os ingredientes, partidos finamente. Tapar. Lavar e limpar bem os coentros e, atá-los com um fio. Mergulhar os coentros dentro da panela, prendendo o fio às asas. Deixar cozinhar em lume forte. Quando cozidos, tirar o ramo dos coentros. Triturar o restante com a varinha mágica. Temperar com sal. Por fim o azeite. Mexer bem. Tapar novamente e, ao fim de 2 minutos apagar o lume.

BOM APETITE!

sábado, agosto 14, 2010

FAVAS COM ENTRECOSTO

Modo de Preparação:
Fiz assim; Numa caçarola coloco o entrecosto cortado aos bocadinhos, o chouriço de carne cortado ás rodelas grossas, com um pouco de colorau, 1 dl de vinho branco e 1 colher de sopa de banha, deixei fritar a carne em lume médio. Quando pronto reservar. Coloquei a cozer á parte 1 farinheira, quando cozida reservar. Entretanto num tacho, coloquei uma cebola grande picada, 2 dentes de alhos picados, 1 folha de louro, e um pouco de azeite, deixei alourar a cebola, em seguida adicionei um pouco de polpa de tomate e sal (Atenção: os enxidos já são salgados) Juntei ao preparado as favas cobertas com água e um raminho de cheiros.Hortelã e cebolinho era o que eu tinha tudo atado. Quando ferver, baixar o lume para o minimo. Adicionar em cima das favas a morcela e o chouriço de favas, deixar cozer lentamente com o tacho tapado, agitar de vez em quando o tacho para não pegar as favas. A meio da cozedura juntar o preparado do entrecosto, com o chouriço de carne que já foi frito e deixar apurar, e as favas acabarem de cozer sempre com o lume baixo. Rectificar o sal. Cortar a farinheira em rodelas e servir a acompanhar com os restantes enxidos.

BOM APETITE!

quarta-feira, agosto 11, 2010

GELATINA ARCO-IRES

Ingredientes:

Saquetas de gelatina a seu gosto-sabores variados ( usei maçã, banana, e morangos) 1 saqueta de gelatina de ananás 1 pacote de natas 100 g de açúcar.Modo de Preparação: Primeiro dia, prepare as 3 primeiras gelatinas, conforme as instruções. Guarde no frigorifico. No dia seguinte, prepare a gelatina de ananás mas só com 400 ml de água( 200 ml água quente + 200 ml água fria). Deixe arrefecer por completo. Entretanto, bata as natas em chantilly com o açúcar. Assim que a gelatina estiver fria junte-a ás natas. Corte as gelatinas aos pedaços e adicione-as ao preparado de natas. Envolva tudo e verta para uma forma. Leve ao frigorifico de um dia para o outro. Para desenformar basta passar a forma por água quente. Sirva fresco. Fica delicioso.

BOM APETITE!

Quero agradecer as todas as pessoas que me deixaram o seu comentário nesta altura um pouco dramática para mim! Pode ser só um pé partido mas fiquei sempre dependendo das outras pessoas...um beijinho para todas (os)

Amo vocês do fundo do meu coração