...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

quinta-feira, novembro 29, 2007

Codorniz Com Vinho do Porto

Ingredientes:

4 codornizes 1 dl de azeite 200 g de feijão verde

100 g de cogumelos frescos 5 tomates pequenos

400 g de batata-doce 2 dl de vinho do porto

2 colheres de sopa de polpa de tomate ervas

aromáticas, sal pimenta q. b.


Modo de Preparação:

Ligue o forno a 180 graus.Levante ligeiramente a pele de cada codorniz e coloque um raminho de ervas aromáticas no interior.Tempere-as com sal e transfira-as para um recipiente, de ir ao forno, regando com o azeite.Leve a meio do forno durante 20 minutos. Corte o feijão verde e coza-o em água com sal.Lamine os cogumelos e salteie-os num pouco da do assado das codornizes. Corte a parte de cima de cada tomate e retire-lhe a polpa, com uma colher de café. Recheie com alguns cogumelos. Lave as batatas-doces, corte-as em lâminas e frite-as em óleo. Escorra-as sobre papel absorvente. Ferva o vinho do Porto com a polpa de tomate. Tempere com pimenta e deixe reduzir para metade.Sirva tudo junto e regue com o molho.

BOM APETITE!




terça-feira, novembro 27, 2007

CANNELLONIS RECHEADOS

Ingredientes:

16 cannellonis 400 g de carne de vaca picada

30 g de alho picado 1 cebola 1 dl de vinho branco

1 dl de azeite 1 dl de polpa de tomate 0, 5 de

molho béchamel sal marinho q. b. pimenta q. b.



Modo de Preparação:

Numa frigideira com o azeite, coloque o alho e a cebola até esta ficar transparente.Junte a carne e deixe cozinhar. Refresque com o vinho branco. Junte a polpa de tomate e deixe apurar. Tempere com sal e pimenta.Recheie os cannellonis com o auxílio de uma colher, coloque-os num tabuleiro de forno e cubra com o molho béchamel. Deixe cozinhar a 150 graus durante cerca de 30 minutos.A decoração é a gosto.

BOM APETITE!



sábado, novembro 24, 2007

TERRINA DE CARNE

Ingredientes:

500 g de carne picada 2 fatias de pão de forma

2 dl de leite 2 gemas 1 colher de sopa de mostarda

1 cebola 3 dentes de alho sal e pimenta q. b.

250 g de bacon agriões e tomate-cereja para decorar



Modo de Preparação:

Demolhe as fatias de pão no leite e junte depois a carne, as gemas batidas, a mostarda e a cebola e os alhos finamente picados. Envolva tudo muito bem e tempere com sal e pimenta. Entretanto, forre uma uma forma redonda de 10 cm com as fatias de bacon e coloque o preparado de carne. Leve ao forno por cerca de 35 a 40 minutos, a uma temperatura de 200 graus. Passado o tempo estipulado, retire a terrina do forno e deixe-a arrefecer um pouco. Desenforme para o prato de servir e decore com os agriões e o tomate a gosto.

BOM APETITE!



quinta-feira, novembro 22, 2007

Bolo de Noz Com Citrinos

Ingredientes:

5 ovos 250 g de manteiga 300 g de açúcar

200 g de farinha 1 colher de chá de fermento

em pó 120 g de nozes picadas finamente

Para a Calda:

3 dl de água 180 g de açúcar 1 limão ás

rodelas 1 laranja ás rodelas 2 paus de canela


Modo de Preparação:


Amasse bem amanteiga com o açúcar e os ovos.À parte, peneire a farinha com o fermento. Junte depois o miolo das nozes Misture ambos os preparados. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha verta dentro a massa. Leve a cozer a 180 graus durante cerca de 45 minutos.Retire e deixe arrefecer. Desenforme o bolo para um prato de servir e pique-o com um garfo. Reserve. Para a calda, coloque um tacho ao lume com a água, o açúcar, as rodelas dos citrinos e os paus de canela.Ferva por oito minutos, retire do lume e deixe amornar.Com a ajuda de uma tricha, regue o bolo com a calda preparada anteriormente e, por fim, decore a gosto.


BOM APETITE!



terça-feira, novembro 20, 2007

Carne de Vaca Com Toranja


Ingredientes:

800 g de carne de vaca 3 toranjas 1 cebola grande

2 dentes de alho 4 colheres de sopa de azeite

0,5 dl de vinho branco 2 dl de natas 1 cubo

de caldo de carne salsa picada q. b. sal e pimenta q. b.



Modo de Preparação:

Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente.Leve um tacho ao lume com o azeite aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar.Adicione o caldo de carne, mexa, junte de seguida a carne cortada em cubos e o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 30 minutos.Junte depois o sumo de 1 das toranjas e as natas, deixe apurar, retire do lume e coloque numa travessa. Descasque as restantes 2 toranjas, corte-as em gomos sem as peles brancas, junte-os á carne, polvivilhe com salsa picada e sirva acompanhado com arroz branco.


BOM APETITE!


domingo, novembro 18, 2007

sexta-feira, novembro 16, 2007

Bacalhau Com Maçã

Ingredientes:

2 postas de bacalhau demolhado 1 l de água

500 g de batata-doce 600 g de maçãs 50 g de

manteiga 2 cebolas 3 dentes de alho 1 folha de

louro 1 colher de sopa de farinha 50 g de queijo

da ilha ralado sal q. b. salsa, 1 pau de canela

e uma fatia de maçã para decorar


Modo de Preparação:

Coza o bacalhau na água, retire-o, escorra-o e reserve o caldo. De seguida, elimine a pele e as espinhas e lasque as postas finamente. Descasque as batatas-doces, corte-as ás rodelas e coza-as em água temperada com sal.Entretanto, descasque as maçãs, elimine-lhes o caroço e corte-as ás meias-luas finas.Leve um tacho ao lume com a manteiga, as cebolas cortadas ás rodelas finas, os alhos picados e o louro . Mexa até alourar. Junte depois a farinha, mexa e vá adicionando, aos poucos 6 dl do caldo reservado. Mexa, deixe levantar fervura e tempere com sal. Transfira este preparado para um tabuleiro de forno, junte as maçãs o preparado de cebola e a batata-doce e o bacalhau lascado.Polvilhe com o queijo e leve ao forno, a 190 graus durante 25 minutos. Eu decorei com um raminho de hortelã uma fatia de maçã e um pau de canela.

BOM APETITE!




quarta-feira, novembro 14, 2007

Arroz de Salsichas

Ingredientes:

800 g de salsichas 2 colheres de sopa de margarina

1 cebola 2 dentes de alho 2 cenouras 1/2 couve-lombarda

300 g de arroz 5 dl de caldo de galinha 1 colher de chá

de caril 1 raminho de cebolinho sal e pimenta q. b.


Modo de Preparação:

Corte as salsichas aos pedaços e refogue-os na margarina juntamente com a cebola e os alhos picados. Acrescente as cenouras raladas e a couve cortada em juliana. Refogue lentamente e junte o arroz. Envolva bem e regue com o caldo de galinha quente. Tempere com sal e pimenta e cozinhe lentamente por 12 minutos, em lume brando e com o tacho tapado. No final, junte o cebolinho picado.

BOM APETITE!



segunda-feira, novembro 12, 2007

Bolo de Medronhos



Ingredientes:

500 g de medronhos, 150 g de manteiga sem sal

150 g de açúcar, 4 ovos, 200 g de farinha,


3 colheres de sopa de mel, 1 pitada de sal,

1 colher de chá de fermento, manteiga


para untar e farinha para polvilhar


Recheio Para Barrar:


1 dl de água, 4 colheres de açúcar, uma


chávena de medronhos, 2 folhas de gelatina

vermelha, 1 colher de sopa de maizena.






Modo de Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar e o mel. Adicione as gemas, bata as claras em castelo e junte-as também. À parte misture a farinha com o fermento e a pitada de sal, e envolva ao preparado anterior. Ligue o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda com a manteiga e polvilhe com farinha. Coloque os medronhos no fundo da forma. Por cima, verta a massa e leve a meio do forno, durante mais ou menos 50 minutos, fazer o teste do palito. Para a Calda, levar a água ao lume com o açúcar, acrescenta-se a chávena dos medronhos, quando ferver triturar com a varinha mágica. Desfazer as folhas de gelatina e adicionar a farinha maizena, deixar engrossar. Depois de fria barrar o bolo. A decoração é a gosto!

E agora meninas é só comer uma fatia! cuidado que é medronho.


BOM APETITE!

sexta-feira, novembro 09, 2007

Lombo de Novilho Assado Á Minhota

Ingredientes:

800 g de batata e sal 400 g de cenouras

900 g de lombo de novilho azeite para corar

2 cebolas 4 dentes de alho pimenta q. b.

1 dl de azeite 2 colheres de manteiga

2 gemas e noz-moscada 1 raminho manjerona


Modo de Preparação:

Coza as batatas com a pele durante cerca de 35 minutos em água temperada com sal. Coza igualmente as cenouras descascadas por 25 minutos. Entretanto, ate o lombo e core-o em azeite até ganhar uma crosta a toda a volta. Transfira a carne para um tabuleiro, previamente forrado com as cebolas cortadas ás rodelas e os alhos esmagados. Tempere de sal e pimenta, regue com o azeite e leve ao forno por 20 minutos, a 200 graus.Pele as batatas e reduza-as a puré juntamente com a cenoura. Envolva com a manteiga e as gemas e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Acompanhe a carne com este puré disposto em montinhos. A decoração é a gosto


BOM APETITE!


quarta-feira, novembro 07, 2007

Feijoada de Coelho

Ingredientes:
500 g de feijão encarnado demolhado
1 coelho
2 cebolas
4 dentes de alho
1 dl de vinho branco
1 dl de azeite
2 colheres de polpa de tomate
1/2 chouriço
100 g de bacon
2 cenouras
1 ramo de coentros
cominhos q. b.
1 malagueta
sal q. b.
sal q. b.

Modo de Preparação:
Coza o feijão numa panela de pressão durante 25 minutos juntamente com uma cebola inteira.Reserve tudo.Corte o coelho aos pedaços e tempere-os com sal, pimenta, cominhos, a malagueta e o vinho.Deixe tomar gosto por uma hora.Aqueça o azeite e core nele os pedaços de carne juntamente com o chouriço cortado ás rodelas e o bacon aos pedaços.Adicione as cenouras ás rodelas,a restante cebola e os alhos picados, deixando alourar breves minutos.Junte a polpa de tomate e regue com o liguido da marinada.Adicione o feijão cozido e cerca de 5 dl do caldo.Cozinhe por 25 minutos,rectifique os temperos e acrescente os coentros picados. Sirva com arroz branco.

BOM APETITE!


terça-feira, novembro 06, 2007

Massa Verde Com Frango

Ingredientes:

300 g de massa verde 1 cebola 2 dentes de alho

3 colheres de sopa de azeite 3 tomates médios

100 g de queijo ralado 1 colher de sobremesa

de cebolinho picado sal, pimenta

e noz-moscada q. b.


Modo de Preparação:
Descasque a cebola e os alhos, pique-os e leve-os ao lume, a alourar no azeite. Entretanto, coza a massa em água abundante temperada com sal, 8 minutos.Corte o frango aos bocados o tomate em cubos, eliminando as grainhas, e junte tudo ao refogado deiche apurar o frango durante 20 minutos.Tempere com a noz-moscada, e pimenta. Retire e coloque num tabuleiro.Deite o queijo ralado por cima da massa e leve ao forno, até gratinar. Retire e polvilhe com o cebolinho picado.

BOM APETITE!

segunda-feira, novembro 05, 2007

Carne de Alguidar

Ingredientes:

1 kg de carne de porco 4 dentes de alho 3 colheres

de sopa de banha 2 colheres de sopa de massa

de pimentão 2 laranjas 3 colheres de sopa de

água 1 folha de louro coentros q. b. sal e pimenta q. b.

Modo de Preparação:

Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Corte a carne aos bocadinhos. Coloque num alguidar ou tigela larga, junte-lhes a massa de pimentão, a água, o louro e os dentes de alho e tempere com sal e pimenta se necessário. Deixe marinar durante 1 hora. Leve uma frigideira ao lume com a banha, deixe derreter, junte a carne ligeiramente escorrida e deixe fritar de ambos os lados a gosto. Retire do lume, coloque numa travessa, polvilhe com coentros picados e decore com as laranjas cortadas em rodelas. Sirva acompanhado com batatas fritas aos cubos.

BOM APETITE!


sexta-feira, novembro 02, 2007

Torta de Pescada

Ingredientes:

600 g de espinafres 30 g de farinha 30 g de maisena

50 ml de leite 4 colheres de sopa manteiga 5 ovos

400 g de pescada cozida 3 colheres de sopa de

de natas 1 pimento vermelho sal, pimenta e limão q. b.


Modo de Preparação:
Coza os espinafres em água abundante.Escorra-os, triture-os e tempere com sal e pimenta. Dissolva a farinha e a maisena no leite e adicione aos espinafres. Junte metade da manteiga e as gemas; e envolva bem. Á parte, bata as claras em castelo, adicione-as ao preparado anterior e reserve. Unte um tabuleiro com a restante manteiga e forre-o com papel vegetal também untado. Coloque o creme de espinafres dentro do mesmo e leve a meio do forno a 200 graus durante 20 minutos. Triture a pescada, junte as natas, tempere com sal e pimenta e reserve. Desenforme a massa de espinafres sobre um pano e espalhe a mistura de peixe por cima. Junte o pimento picado e enrole até obter uma torta. Deixe descansar um pouco e sirva a torta cortada em fatias. A decoração é a gosto.É muito boa.

BOM APETITE!