...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

terça-feira, abril 24, 2007

Favas à moda da minha avó...

Estas favas, eu comia quando era miúda e nunca me esqueci, pois eu sou do Alentejo e antigamente quando as favas estavam ainda tenrinhas faziam-se com casca! pois a minha avó fazia assim deste modo. E os filhos foram seguindo os passos... e eu também gosto muito! mas os meus filhos não gostam das favas com casca e como tal, só as faço para mim e para o meu marido.

Ingredientes (4 pessoas):

1 kg de Favas com casca

700gr de carne de vaca

Pedaços de Touçinho (q.b)

Chouriço Preto

Linguiça

Banha de Porco

Àgua (q.b.)

1 Raminho de Hortelã

Fatias de Pão Alentejano

Modo de Preparação:

Parta as favas aos bocados deixando-as com a casca, frite uns pedacinhos de toucinho em banha de porco, depois adicione na gordura do toucinho também uns bocadinhos de carne de vaca e por fim, também, umas rodelas de chouriço preto e outras de linguiça a gosto. Seguidamente junte tudo às favas num tachinho com um raminho de Hortelã e coloque água que baste e leve ao lume brando. Entretanto vá adicionando água aos poucos para ficar apuradinho!

Parta algumas fatias de pão alentejano e coloque no fundo de uma terrina e deite sobre este as favinhas!

Eu costumo também adicionar folhas de cebola, de alho e de hortelã ao preparado inicial... ficam uma maravilha!

Tenham um bom apetite!


10 comentários:

  1. Já comi ervilhas com casca. Mas favas com casca nunca comi.

    ResponderEliminar
  2. oi natercia! tudo bem desde ontem?
    que ricas favas...mas confesso que não são o meu forte apesar que aqui nesta postagem até os olhos comem!
    o seu blog está muito bonito e tem uma caixinha onde mostram os seus utensílios de cozinha! tipica cozinha tradicional!
    beijinhos cheios de artes e brincadeiras!

    ResponderEliminar
  3. Adoro favas, mas nunca comi com casca.

    ResponderEliminar
  4. também gosto...especialmente passadas pelo azeite e alho e guisadas acompanhadas com uns peixinhos fritos!
    beijinhos e até uma próxima

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelos vossos comentários um grande beijinho do fundo do meu coração.Natércia

    ResponderEliminar
  6. A minha avó também as prepara assim. Adoro! :-)

    E já agora, não se quer juntar à nossa comunidade de blogues de culinária em língua portuguesa...?
    É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Nunca comi favas com casca, mas tenho uma amiga que as faz assim e diz que são uma delicia, mas da proxima vez que eu as preparar vou seguir a sua receita, que está de babar.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  8. tb sou alentejana e a minha avó fazia as favas com casca, uma delicia feitas por aquelas mãos.

    ResponderEliminar

🍓🌷Abra o Tacho e deixe o seu comentário🌻